Vale Moçambique quer chegar a 20 milhões de toneladas de produção de carvão em 2021
Marcelo Tertuliano, diretor financeiro da empresa brasileira, referiu que a Vale espera chegar "a uma produção de 20 milhões de toneladas" por ano a partir da mina de Moatize, no interior de Moçambique - província de Tete, cuja exploração tem sido um dos motores da economia moçambicana.
Aquele responsável falava aos jornalistas à margem de uma conferência de imprensa para apresentação dos resultados do terceiro trimestre.
A Vale reduziu as previsões de produção de carvão de 15 para 12 milhões de toneladas, devido às chuvas do princípio do ano e "mudanças estruturais", esperando chegar ao fim de 2018 com receitas de 1,5 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros), quase o mesmo valor que no ano anterior, de acordo com a empresa.
No total, a Vale investiu seis mil milhões de dólares (5,2 mil milhões de euros) na construção da minas, esperando recuperar o valor e liquidar mais dois mil milhões de dólares (1,7 milhões de euros) correspondentes a juros de financiamento até 2021, referiu.
Além de aumentar a produção, acrescentou Marcelo Tertuliano, a Vale vai precisar de "condições de mercado favoráveis" e uma estrutura de custos que garanta a competitividade da empresa.
"Faz parte da estratégia atingirmos a capacidade plena para que com isso tenhamos recursos para começar a repagar os empréstimos dos acionistas", observou.
A chuva e as inundações, que afetam ciclicamente alguns pontos do país, não constituem ameaça, apesar de a empresa ter registado neste ano prejuízos com a rotura de uma cerca numa das minas devido à força da água, na sequência da chuva que caiu no início do ano na região.
"Estamos a elaborar um plano reforçado para o período chuvoso deste ano para evitar que tenhamos uma rotura por conta disso. Com a experiência que temos, sabemos que é importante que exista um bom plano de mitigação do impacto das chuvas", observou.
O crescimento operacional da empresa no terceiro trimestre gerou perto de sete milhões de dólares (seis milhões de euros) em 'royalties' para Moçambique, acrescentou.
A concessão da Vale em Moçambique, maior concessão de carvão mineral do país, tem capacidade para gerar 22 milhões de toneladas de carvão.