Vaivém militar regressa à Terra após dois anos em missão secreta no espaço

Um aparelho não tripulado norte-americano, capaz de ir ao espaço e voltar, aterrou esta sexta-feira na Califórnia após uma missão secreta de dois anos.
Publicado a
Atualizado a

A aeronave, que tem por designação X-37B e é conhecida como Veículo Orbital de Teste, ou apenas "Avião Espacial", esteve 674 dias em órbita do planeta, noticia a BBC.

Especulou-se que estivesse a espiar o laboratório que a China tem no espaço, mas vários especialistas não dão credibilidade a esta teoria.

Oficialmente, a Força Aérea norte-americana apenas divulga que o vaivém esteve numa missão de "redução de risco, experiência e desenvolvimento de operações na utilização de tecnologias espaciais reutilizáveis"

Este é o terceiro voo do X-37B. O primeiro ocorreu em 2010, tendo o aparelho ficado em órbita oito meses. O segundo aconteceu em março de 2011, para uma missao de 15 meses.

Todas as missões foram rodeadas de grande secretismo. Mesmo o orçamento do projeto não é tornado público.

O aparelho é fabricado pela Boeing. Parece-se com um vaivém espacial em ponto pequeno - tem 9 metros de comprimento e 4,5 metros de envergadura - e tal como acontecia com o aparelho tripulado é reutilizável, capaz de ir ao espaço e aterrar como um avião.

Ainda segundo a BBC, o aparelho foi originariamente um projeto civil, iniciado em 1999 e coordenado pela NASA, mas em 2006 a sua tutela passou para os militares.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt