Vacinas da BCG disponíveis
Graça Freitas, subdiretora geral da Saúde, adiantou ao DN que "a distribuição das vacinas está a decorrer entre hoje e amanhã". "O stock está a ser reposto dentro do prazo previsto - que era o final deste mês - e sem previsão de rutura para os próximos meses", disse ao DN.
No dia 14 deste mês, a Direção Geral da Saúde emitiu uma circular a dar conta que a vacinação contra a tuberculose (BCG) poderia ser temporariamente interrompida por problemas de produção do único laboratório que fabrica esta vacina na Europa e que está localizado na Dinamarca.
No mesmo comunicado, era referido que a situação não constituía risco para a saúde pública e que as crianças que não foram vacinadas à nascença seriam contactadas pelos centros de saúde para fazer a vacinação assim que as doses estivessem disponíveis.
A vacina da BCG tem registado vários problemas na distribuição. "Existe apenas um laboratório a fazer o fabrico e é uma vacina de difícil produção, com cultura e que passa por apertado controlo. Quando um lote não corresponde aos requisitos não é utilizado", explica Graça Freitas.