V. Guimarães defronta Puskás Akadémia na 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência
O Vitória de Guimarães vai defrontar os húngaros do Puskás Akadémia na segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, ditou esta quarta-feira o sorteio realizado em Nyon, na Suíça.
O encontro da primeira mão está marcado para 21 de julho, em Guimarães, e o segundo para uma semana depois (28 de julho), em Pelcsút, na Hungria.
A formação minhota está nas taças europeias pela 20.ª vez e é a primeira equipa lusa a entrar em ação nas taças europeias de 2022/23, sendo que, na Liga Conferência Europa, está acompanhada pelo Gil Vicente, com entrada na terceira pré-eliminatória.
Por seu lado, o Sporting de Braga tem entrada direta na fase de grupos da Liga Europa e o FC Porto e o Sporting na Liga dos Campeões, prova em que o Benfica arranca na terceira pré-eliminatória.
O Vitória de Guimarães vai disputar pela primeira vez a Liga Conferência Europa, competição que teve a primeira edição em 2021/22 e foi conquistada pela Roma, orientada pelo treinador português José Mourinho.
Na época passada, o Santa Clara, que começou na segunda pré-eliminatória, e o Paços de Ferreira, na terceira, foram ambos eliminados no 'play-off', respetivamente pelo Partizan (2-1 em casa e 0-2 fora) e o Tottenham (1-0 em casa e 0-3 fora).
O Olympiacos, de Pedro Martins, vai defrontar o Maccabi Haifa, enquanto o Fenerbahce, com Jorge Jesus em estreia, vai medir forças com o Dínamo Kiev, ditou hoje o sorteio da segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Tricampeão na Grécia, o Olympiacos vai ter pela frente o detentor do título em Israel, num Caminho dos Campeões que terá outro treinador português em ação, com Carlos Fangueiro no comando do Dudelange.
Caso ultrapasse o Tirana na primeira pré-eliminatória, a formação luxemburguesa vai encontrar o vencedor do duelo entre o Cluj, da Roménia, e o Pyunik, da Arménia.
No Caminho das Ligas, o Fenerbahce, com Jorge Jesus a iniciar a sua primeira temporada no emblema turco, vai ter pela frente o Dinamo Kiev, emblema que fez o seu último jogo oficial em dezembro do ano passado devido à invasão, dois meses mais tarde, da Rússia à Ucrânia.
Neste caminho, que vai incluir o Benfica a partir da terceira pré-eliminatória, destaque ainda para o duelo entre Midtjylland, da Dinamarca, e AEK Larnaca, do Chipre.
Os encontros vão decorrer em 6 e 13 de julho, com o Dinamo Kiev que atuar em campo neutro, ainda a designar pela UEFA, por causa do conflito em solo ucraniano.
Os vencedores destes dois duelos poderão ser adversários do Benfica na próxima ronda, assim como Mónaco, Sturm Graz e Saint-Gilloise, que, tal como os 'encarnados', já têm lugar garantida na eliminatória.