Universidade processa 'Rolling Stone' por artigo de falsa violação

Universidade da Virginia pede uma indemnização de sete milhões de euros por difamação, depois de se provar infundada a reportagem de uma violação naquele <em>campus</em>
Publicado a
Atualizado a

A Universidade da Virginia, nos EUA, anunciou que entrou na justiça com um processo de difamação contra a Rolling Stone, pedindo uma indemnização no valor de sete milhões de euros. Em causa está a polémica reportagem publicada pela revista em novembro do ano passado e que relatava, sob anonimato, o testemunho de uma estudante que dizia ter sido violada por um grupo de estudantes dessa universidade numa fraternidade. A Rape On Campus, o artigo em questão, assinado pela jornalista Sabrina Rubin Erdely, rapidamente gerou uma onda de debate pelos EUA sobre a violência sexual nas escolas do país, para além de ter encerrado as atividades naquela universidade e aberto uma investigação policial.

Depois de um extenso relatório pedido à Faculdade de Jornalismo da Universidade da Columbia, que concluíu que o artigo "foi um fracasso jornalístico que poderia ter sido evitado", fundamentando-se no facto da jornalista ter ouvido apenas uma única pessoa para escrever o artigo - a alegada vítima, a investigação policial foi suspensa.

A Rolling Stone viu-se obrigada a fazer um pedido de desculpas público pelas "discrepâncias" do artigo e a retirar a reportagem do seu site, acrescentando que iria fazer de tudo para que tal não voltasse a acontecer na redação. Sabrina Rubin Erdely também se desculpou. "Neste caso, não fui suficientemente longe na verificação da história. Deixei que a minha preocupação com o bem-estar de Jackie, o meu receio de voltar a traumatizá-la e a minha confiança na credibilidade dela deixassem para segundo plano o trabalho de levantar mais questões e procurar mais factos. São erros que não voltarei a cometer", disse.

Nicole Eramo, uma das administradoras da universidade, veio agora explicar: "Este processo é para deixar tudo em pratos limpos, e castigar a revista e a autora pelas suas ações, de uma forma como eles próprios não conseguiram fazer", frisou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt