Universidade da Beira Interior abre parque na área da saúde
O UBI Medical vai ocupar 3.000 metros quadrados junto à Faculdade de Ciências da Saúde, na Covilhã, e representa um investimento de 2,5 milhões de euros, cujas obras já arrancaram.
O novo espaço vai incorporar "as vertentes de investigação e transferência de conhecimento, com ligação privilegiada às instituições da região", destacou João Queiroz durante a cerimónia do 26.º aniversário da UBI.
Uma das principais missões do UBI Medical será o de criar novas empresas e inovação na área da medicina, através da "incubação de projetos de vários parceiros" do programa estratégico Inovida.
O Inovida envolve autarquias, organismos de saúde e instituições de ciência e tecnologia dos concelhos de Abrantes, Guarda, Covilhã e Castelo Branco.
João Queiroz acredita que o UBI Medical vai conseguir "captar investimento nacional e estrangeiro" e "fixar recursos humanos qualificados" na região.
O responsável máximo pela UBI garantiu que a estrutura estará "em linha com as melhores práticas europeias" e levará a "resultados concretos na ligação às comunidades científicas e empresariais".
A UBI celebrou hoje dois protocolos para reforço da formação em Medicina, um com o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e outro com o Centro Hospitalar da Cova da Beira.