O responsável pelo Marketing das Águas da Unicer, André Jacques de Sousa, disse hoje à agência Lusa que, "em 2008, o total de vendas das águas foi de 80 milhões de euros e este ano deverá ficar próximo deste valor"..Em Portugal, a redução do consumo de água engarrafada é de cerca de cinco por cento, um comportamento que as marcas da Unicer deverão seguir, sendo compensado pela subida nas vendas em outros países, como Espanha, onde as previsões apontam para um crescimento de 50 por cento, salienta André Jacques de Sousa, falando à margem da apresentação da nova Vitalis Elegante..A marca Água das Pedras está em 25 países, principalmente no chamado "mercado da saudade", dos emigrantes portugueses, como França, países Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo) ou Canadá, mas "as maiores operações" são em Espanha, após a parceria com o grupo Leche Pascual, e em Angola, disse o responsável pelo Marketing..A Unicer está também a iniciar operação no Japão e na China, realçou..Uma informação da Unicer refere que, no ano passado, vendeu cerca de 600 mil litros de água em Espanha e a estimativa para final deste ano é de cerca de um milhão de litros..O administrador executivo da Unicer com o pelouro do Marketing, Rui Freire, adiantou à agência Lusa que "a retracção do consumo no mercado das águas engarrafadas sente-se mais nas águas com gás"..A quota de mercado da Água das Pedras é de 53 por cento, em valor, e de 50,8 por cento, em volume, segundo a Unicer..Rui Freire acrescentou que, em 2009, a Unicer deverá vender 150 milhões de litros de água no mercado interno, a que se juntam 50 milhões no mercado externo. .Actualmente, em Portugal, o mercado das águas engarrafadas vale 573 milhões de euros e corresponde a 1.390 milhões de litros, com as águas lisas a representar 64 por cento do total (valor) e as águas funcionais e com sabores 11 por cento, segundo dados citados pela Unicer.