Esta nomeação de Mirga para Birmingham significa que o céu é o limite para as maestrinas?.Penso que sim. Temos muita qualidade e será uma questão de tempo até vermos mulheres à frente da Filarmónica de Berlim ou de outras grandes orquestras do mundo..Alguma vez ouviu ou sentiu resistências dos seus colegas homens face a mulheres a dirigir? .Sim, aconteceu várias vezes ouvir dizer que um certo tipo de repertório não se adequaria a ter mulheres a dirigi-lo, mas nunca com uma argumentação objetiva, o que prova que são apenas preconceitos que a realidade depois desmente. Noutro plano, sucedeu há uns dois anos, numa orquestra europeia, um instrumentista de sopro ter passado o ensaio ostensivamente virado de lado para mim. Foi uma situação difícil e constrangedora, até porque afeta à partida o processo de procura conjunta de beleza e unidade artística..Há alguma associação de maestrinas?.Por acaso, acho que não. Fui em 2000 ao 1.º Encontro Internacional de Maestrinas, em Bruxelas. Eu tinha então 23 anos e nunca sentira qualquer problema, de modo que foi revelador ouvir relatos duros de colegas, a quem foram sonegadas oportunidades pelo facto de serem mulheres..Quem elegeria como ícone das maestrinas?.Talvez a Marin Alsop. É de uma geração mais velha e foi a primeira mulher a quebrar muitas barreiras. Podemos imaginar o quanto teve de lutar e ser persistente... É um exemplo e continua a ajudar maestrinas e compositoras a triunfar..Já chegaram junto de si muitas aspirantes a maestrina?.Sim, muitas vezes vêm ter comigo a seguir a concertos, ou então mandam-me e-mails ou cartas, falando desse sonho. Tenho noção da minha responsabilidade e do que represento, pela vida e profissão que tenho, precisamente por ser mulher.