Uma ideia de debate europeu

Francofonia, Aleksandr Sokurov
Publicado a
Atualizado a

Um Sokurov a repensar a Europa através das memórias e dos labirintos históricos de um dos seus símbolos, o Louvre. Um anti filme encomenda encomendado pelo próprio Louvre, Francofonia é uma aula de ética e pensamento contemporâneo de um dos mais empolados cineastas dos nossos tempos.

Francofonia é um ensaio docu-experimental sobre os caminhos desta Europa do presente. Como base, esta investigação centra-se como foi o destino do Louvre e das suas coleções no começo dos anos 1940 durante a ocupação nazi. Narrado na primeira pessoa pelo próprio realizador, o filme deambula sobre temas que podem ir da premissa da própria Segunda Guerra Mundial até a diálogos com o fantasma de Napoleão.

[youtube:yGF7vZALBQU]

Se quisermos, é sobre a possibilidade de uma impossibilidade: o próprio cinema de ensaio. Por isso, temos uma câmara que flutua - perfeito para um filme de inquietações flutuantes. Uma visita a um museu que não é uma visita de estudo, é antes uma reflexão laboriosa sobre a Europa e os seus destinos. Por muito que se sinta que é um filme que se quer auto-sabotar, há sempre um lado majestoso naquilo tudo...

Classificação: ***

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt