Uma força a cantar em inglês, espanhol e português

Filha de emigrantes açorianos estabelecidos no Canadá, Nelly Furtado tem 32 anos e, desde o sucesso de 'I'm Like a Bird', uma carreira internacional consolidada.
Publicado a
Atualizado a

No dia 4 de Julho de 2004, no Estádio da Luz, em Lisboa, a festa de encerramento do campeonato europeu de futebol teve uma convidada especial: a cantora Nelly Furtado a cantar Força. O hino do Euro 2004 foi escrito e cantado metade em inglês e metade em português, e para Nelly o momento teve um significado especial.

Nelly Kim Furtado nasceu em Victoria, na Columbia Britânica, Canadá, filha de portugueses que, nos anos 60, saíram da freguesia de Ponta Garça, na ilha de São Miguel, Açores. A cantora tem duas nacionalidades e, além de falar inglês, também fala castelhano e um pouco de português. Aos quatro anos já cantava nas festas da comunidade portuguesa. Aprendeu a tocar trombone aos nove anos e, mais tarde, também ukelele, viola e piano. Com treze já compunha as suas canções. No final do liceu, mudou-se para Toronto decidida a seguir uma carreira musical. Foi aí que, em 1997, fundou com Talisman o duo Nelstar. Mas, apesar das perspectivas serem boas, Nelly Furtado não se sentia totalmente identificada com o estilo trip-hop e acabou por terminar a parceria. Passou a actuar num clube nocturno, o Lee's Palace, e participou num concurso de talento, o Honey Jam, tendo chamado a atenção do músico Gerald Eaton, vocalista dos Philosopher Kings, que a ajudou a gravar uma demo e, mais tarde, foi um importante colaborador e co-produtor do primeiro álbum, Whoa Nelly! (2000).

O sucesso foi estrondoso. O tema I'm Like a Bird, com a participação do guitarrista Steve Vai, rapidamente se tornou um dos mais ouvidos em todo o mundo e valeu a Nelly Furtado um Grammy de melhor interpretação pop feminina (ela estava nomeada em quatro categorias), bem como um Prémio Juno para Single do Ano. Outro tema, Turn Off the Light, embora não recebesse prémios mostrou ao mundo que esta não era uma cantora de um só hit. Nelly Furtado deixou, desde o início, bem marcada a sua identidade portuguesa: o disco tinha uma música cantada em português, Onde Estás, assim como partes do tema Scared of You.

O disco seguinte foi Folklore (2003), que incluía vários temas em português, como o tal Força e Island of Wonder, este composto por e interpretado com o músico brasileiro Caetano Veloso. "Há canções neste disco em que procuro as minhas memórias. Há uma canção (Picture of Perfect) que fala de quando era criança e via os álbuns de fotografias do meu pai quando emigrou para o Canadá e aquele ambiente - desde as roupas, a casa, o carro até ao idealismo, às oportunidades", disse numa entrevista ao DN em Janeiro de 2004.

Seguiram-se os álbuns Loose (2006), em que contou com a colaboração de Timbaland e Juanes, ganhou diversos prémios e conseguiu com o tema Promiscuous, chegar ao número da tabela de vendas nos Estados Unidos e Canadá; Mi Plan (2009), integralmente produzido em espanhol e com o qual Nelly ganhou um Grammy Latino para Melhor Álbum Pop; já este ano foi lançado Lifestyle. Pelo meio, uma série de colaborações, por exemplo com Justin Bieber, Bryan Adams ou Ivete Sangalo.

Presença regular nos palcos portugueses (ainda ontem foi cabeça de cartaz no festival Delta Tejo), onde aproveita para tocar temas de músicos portugueses como Pedro Abrunhosa ou Madredeus, até ao momento, Nelly Furtado já vendeu mais de 20 milhões de álbuns e 18 milhões de singles em todo o mundo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt