Uma exposição "imperdível" de Picasso em Paris e em Londres

Serão mais de 100 obras, todas de 1932. Para ver em outubro em França e no próximo ano em Inglaterra.
Publicado a
Atualizado a

A Tate Modern, em Londres, anuncia-a como uma exposição "imperdível": serão mais de 100 obras de Pablo Picasso, todas de 1932, que vão estar reunidas, fruto da colaboração entre o museu inglês e o Musée National-Picasso, de Paris, França.

Será possível ver algumas das obras mais conhecidas de Picasso, como Le Rêve (O Sonho), um retrato da jovem amante do pintor Marie-Thérèse Walter, assim como Jeune Fille Devant un Miroir (Rapariga em frente de um espelho), que pertence à coleção do MoMA, de Nova Iorque, e raramente viaja.

Achim Borchardt-Hume, um dos diretores da Tate e curador desta exposição, justifica o foco em 1932 por este ser "um ano de maravilhas", quando Picasso já era famoso em todo o mundo e continuava a produzir grandes obras. Foi também o ano em que inaugurou a sua primeira retrospetiva, que ele próprio comissariou. Tinha 50 anos e estava apaixonado por Marie-Thérèse, de 23 anos Conheceram-se quando ela tinha apenas 17 anos e a paixão levou-o a produzir algumas das suas obras mais eróticas.

Ao mesmo tempo, pintava a sua mulher, Olga Khokhlova, e o filho de ambos, Paulo, que tinha 11 anos. Picasso pintava como quem escrevia um diário, explicou Borchardt-Hume na apresentação da exposição à imprensa inglesa, pelo quenesta exposição será possível perceber os vários estados de espírito do artista, mês a mês, ao longo do ano. No final do ano, Marie-Thérèse adoeceu, perdendo todo o seu cabelo, e as obras de Picasso tornam-se mais dramáticas e introspetivas.

Picasso 1932 - Amor, Fama, Tragédia vai estar no Musée National-Picasso, em Paris, de 10 de outubro deste ano a 11 de fevereiro do próximo ano e, depois,na Tate Modern, em Londres, de 8 de março a 9 de setembro de 2018.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt