Uma banda sonora sob clima psicadélico

Editado em finais de 1967, o EP com as canções do filme 'Magical Mistery Tour' (criado para a BBC) teve edição em formato de álbum nos EUA. Esse LP integrou depois de 1987 o "cânone" da discografia oficial dos Beatles.
Publicado a
Atualizado a

Título: Magical Mistery Tour

Data de edição: 27 de novembro de 1967

Editora: Capitol Records (EUA) / Parlophone (Europa)

Produtor: George Martin

As visões e experiências durante a criação de Sgt. Pepper"s Lonely Hearts Club Band tiveram projeção natural, em regime de continuidade no disco seguinte, no qual ficaria registada o mais profundo retrato do relacionamento dos Beatles com o psicadelismo. Na origem o disco não era exatamente um álbum, mas sim um EP duplo (com as dimensões de um single, rodando a 45 rotações, mas ocasionalmente com mais que uma canção por face) no qual se apresentavam as seis novas composições - uma das quais um tema instrumental - criadas para a banda sonora de um terceiro filme dos Beatles que, ao contrário dos dois anteriores, nasceu para os ecrãs da televisão e não para os circuitos do cinema.

Sob o título Magical Mistery Tour, o filme traduziu uma das aventuras criativas mais caóticas da obra dos Beatles. Com uma ideia minimal de argumento, as cenas surgindo muitas vezes num registo de improvisação, e sob realização dos próprios fab four, Magical Mistery Tour é, na essência, a "história" de uma bizarra viagem de autocarro através da Inglaterra rural, entrecruzando situações insólitas e canções.

Entre as canções, gravadas entre agosto e outubro de 1967, encontramos momentos como o clássico I Am The Warlus, o tema título ou Blue Jay Way (sugestão de um ambiente narcotizado com assinatura de George Harrisson), que refletem o mesmo patamar de complexidade formal e as marcas de uma relação com as potencialidades criadas em estúdio que haviam já usado na criação de Sgt. Peppers. Banda sonora do filme, o EP duplo foi editado em dezembro de 1967 no Reino Unido. Contudo, em alguns outros territórios o formato foi dado como inviável, o que levou à criação (nos EUA) de uma versão em álbum que juntava numa face os seis temas do EP, no lado B reunindo as canções que nesse ano haviam editado em formato de single. Surgem assim os temas Strawberry Fields Forever e Penny Lane, gravadas durante as sessões de Sgt. Pepper"s e editadas como single em fevereiro de 1967. Incluídos num outro single, lançado em julho de 67 a 45 rotações, All You Need is Love foi criado para uma emissão televisiva com expressão global e juntou aos Beatles nomes como os de Mick Jagger, Keith Richards, Marianne Faithfull, Keith Moon (The Who), Eric Clapton, Graham Nash ou o biógrafo dos Beatles Hunter Davies. NO alinhamento da versão em formato LP surgiu ainda Hello Goodbye, single apresentado em novembro de 1967.

No Reino Unido a versão de Magical Mistery Tour como álbum surgira apenas em 1976. Mas em1987, por alturas da criação da discografia dos Beatles em suporte de CD, esta versão do álbum norte-americano seria adotada em definitivo como parte do cânone e, desde então, é reconhecida como representando o nono álbum do grupo, recuperando inclusivamente o formato com capa de abrir e o booklet com ilustrações e letras apresentado no EP original. Garrida, colorida, a capa traduzia o clima festivo do filme e os tons caleidoscópios dos dias do psicadelismo. Em 1968 o episódio seguinte, editado com capa branca, colocaria em cena algo completamente diferente.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt