Um passeio pela história dos GNR

Com os homens da Pronúncia do Norte, fomos ao Bairro Alto caminhar pela sua história
Publicado a
Atualizado a

Não há esquina que conte os mais de 500 anos de história do Bairro Alto, mas se o assunto for o rock português, é onde se encontram a Travessa da Queimada e a Rua da Atalaia que muito se passou. Em frente o Portas Largas, um dos mais antigos bares da zona, de um lado o Frágil e na esquina oposta o Clube Rio de Janeiro. "Gravámos aqui o vídeo do Dunas, mas o oficial, não o esquisito que anda por aí", conta Toli Machado. "Eu fazia de árbitro de boxe. Hoje é engraçado, como é realizado pelo Edgar Pera, que conhecia toda a gente, aparece a Margarida Martins, na altura porteira do Frágil, o Rodrigo Leão e o Zé Pedro".

"Foi a explosão do Bairro Alto pós-moderno", recorda Rui Reininho, nos anos 80 estudante de cinema no Conservatório, e o culpado pelo vídeo alternativo da mais conhecida das músicas da banda. "Ele tinha dessas coisas, a malta do cinema desafiou-o e ele, sem saber muito bem ao que ia aceitou. Foi assim que apareceu o vídeo com os dois homens nas dunas e o Rui", conta Toli. Mas há mais da história dos GNR naquela esquina. Hoje vazio, no 48 da Travessa da Queimada já funcionou uma galeria de arte, de António Vieira de Castro, e foi ali, entre molduras e manequins, que em 1982 a banda gravou o seu primeiro videoclip, para o Slow Que Veio do Frio.

Com Toli Machado e Jorge Romão, a cada meia dúzia de passos há uma nova recordação. E os Três Pastorinhos? E onde era o Rock House, bar de Hernâni Miguel, padrinho de casamento de Reininho? E as noites do Frágil? "Eram as minhas aulas noturnas porque os professores estavam sempre aqui. Lá para as quatro da manhã era hábito perguntar se íamos ter aulas no dia seguinte. Dizia-lhes sempre que a primeira do dia já tinha ido ao teto", conta o vocalista. Nos bares, ouviam-se os nomes grandes da New Wave, os Smiths, os Spandau Ballet e os Joy Division e até os portugueses New Romantics. Hoje, a música nos bares do bairro alto é outra e os GNR preparam-se para voltar ao Coliseu.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt