Um furacão chamado Sandra Bullock
Se há coisa que David Gordon Green tem provado nos seus últimos filmes (Prince Avalanche, Joe e O SenhorManglehorn) é que sabe muito bem escolher os atores-alvo para narrativas de personalidade. No caso de Profissionais da Crise, Sandra Bullock é a grande arma performativa, que executa, com deleitosa facilidade, tanto o drama como a comédia.
Baseado no documentário homónimo de Rachel Boynton, de 2005, sobre a consultadoria política liderada por James Carville, que auxiliou Gonzalo Sánchez de Lozada, em 2002, na corrida eleitoral da Bolívia, a ficção de Gordon Green (com argumento de Peter Straughan) dá asas ao jogo satírico.
Veja aqui o trailer:
[youtube:BLZo_ILZhfk]
Bullock é "Calamity Jane", uma versão feminina do estratega político Carville - a mudança de género foi uma excelente opção - que se bate diretamente com o adversário Pat Candy (Billy Bob Thornton).
E é, justamente, pelo convite que nos dirige esta dupla provocadora, que vale a pena conhecer aquilo que Gordon Green consegue convocar de uma certa imagem clássica. Sim, dir-se-ia que há um cheirinho a Katharine Hepburn e Spencer Tracy, em A Costela de Adão (1949).
Classificação:***