Um filme e um mega-livro vão assinalar os 30 anos do festival

O Rock in Rio fez 30 anos este ano mas as celebrações só terminam em Lisboa, em maio de 2016.
Publicado a
Atualizado a

O livro pesa quase cinco quilos e tem 37 centímetros de altura por 30 de largura. Na capa, a fotografia de uma sapatilha alagada numa poça de lama. Nem todos irão identificar imediatamente do que se trata mas, na verdade, aquela fotografia conta uma história: foi tirada na primeira edição do Rock in Rio, no Rio de Janeiro, em 1985, marcada por um enorme temporal mas marcada também por Ney Matogrosso, o primeiro a subir ao palco, por Paralamas do Sucesso e James Taylor, Cazuza e AC/DC, por um concerto dos Queen onde Freddy Mercury se calou para que os brasileiros cantassem Love of My Life.

Foi há 30 anos e é esse aniversário que se assinala com esta edição - um livro enorme, com fotografias das várias edições do Rock in Rio e depoimentos de muitos dos artistas que por lá foram passando. Rock in Rio 30 anos foi lançado em setembro no Brasil, em edição cara e limitada, e é também assim que vai chegar a edição portuguesa. "Estamos a tentar que seja ainda em dezembro", mas o mais provável é que seja só no primeiro semestre de 2016, mais ou menos na mesma altura em que chega aos cinemas o filme Se a Vida Começasse Agora, onde também são evocados estes 30 anos de festivais.

[youtube:YNQmuZm4jR8]

Se a Vida Começasse Agora chegará às salas brasileiras em março e às portuguesas em abril. Protagonizado por Luiza Valderato e Caio Castro, não se trata de um documentário embora use algumas imagens de arquivo, mas é uma ficção que mostra como a vida de algumas personagens se vai cruzando com o Rock in Rio ao longo destes 30 anos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt