Um clube árabe contrata pela primeira vez um jogador de Israel

A equipa do Dubai, Al-Nasr, é a primeira do mundo árabe a ter um jogador de Israel no plantel. O médio Saba, de origem palestina e internacional israelita, foi contratado na China.
Publicado a
Atualizado a

Um clube árabe contratou pela primeira vez um jogador de futebol de Israel, Diaa Saba, menos de duas semanas depois de os Emirados Árabes Unidos normalizarem os laços diplomáticos com o Estado judeu.

Sabia, um médio árabe-israelita de 27 anos do Guangzhou R&F da China, assinou um contrato de dois anos com o Al-Nasr de Dubai, disse o clube em comunicado.

A transferência custou mais de 2,5 milhões de euros.

Na equipa do Dubai alinham o português Tozé, ex-FC Porto e Vitória de Guimarães, e o cabo-verdiano Ryan Mendes.

"O Al-Nasr concluiu os procedimentos com Diaa Saba para um contrato que se estende por duas temporadas, depois de passar com sucesso nos exames médicos", disse o clube no comunicado.

Al-Nasr tuitou ainda um pequeno vídeo de Sabia envergando já a camisa 9, driblando e rematando no estádio Al-Maktoum do emirado.

A contratação de Sabia ocorre depois de os Emirados Árabes Unidos, do qual Dubai é membro, assinarem um acordo mediado pelos EUA para normalizarem os laços com Israel em 15 de setembro, o primeiro acordo do tipo com uma nação do Golfo.

Saba - que é de origem palestina - nasceu no norte de Israel e ascendeu na carreira de um clube de jovens antes de se mudar para o Maccabi Tel Aviv em 2012.

Jogou por vários clubes israelitas até assinar em 2014 com o Maccabi Netanya, onde permaneceu por quatro anos.

Saba marcou 50 golos em 111 jogos em várias competições, incluindo 24 na temporada de 2018, e tem 10 partidas pela seleção de Israel.

Foi vendido para o Guangzhou R&F por mais de quatro milhões de euros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt