Um bisneto de Sidónio Pais

Publicado a
Atualizado a

O pianista e compositor Bernardo Sassetti, cujo nome completo é Bernardo da Costa Sassetti Pais, nasceu em Lisboa, a 24 de Junho de 1970, numa família cheia de musicalidade. Com formação em piano clássico e experiência em jazz, a sua obra está reproduzida em gravações discográficas como pianista e compositor destacando-se, nomeadamente, em bandas sonoras para cinema.

Na sua carreira de sucesso, não só em Portugal como no estrangeiro, tem recebido vários prémios. É o mais novo de oito irmãos (um dos quais o também pianista Francisco Sassetti) e é casado com a actriz Beatriz Batarda.

Foi seu pai Sidónio de Freitas Branco Pais, natural de Lisboa, intelectual e melómano, crítico musical ligado à Ópera de São Carlos, já falecido, filho de Sidónio Bessa da Silva Pais, nascido em Coimbra, e de Isabel Maria da Costa de Sousa de Macedo de Freitas Branco, natural de Lisboa. Esta senhora era irmã do célebre maestro e compositor Luís de Freitas Branco, professor do Conservatório e do maestro Pedro de Freitas Branco, fundador da Orquestra Sinfónica Nacional.

A família Freitas Branco tem origem na Madeira, onde se ligou a famílias da "casta grande" daquela ilha, dela descendendo, entre outros, a duquesa de Bragança D. Isabel de Herédia.

Os bisavós por varonia de Bernardo Sassetti foram o Presidente da República Sidónio Pais, professor, político, diplomata e militar, nascido em Coimbra em 1872 e assassinado em Lisboa em 1918, e sua mulher Maria dos Prazeres Martins Bessa, de Amarante, filha do negociante Vitorino Ferreira Bessa, que detinha o exclusivo do Depósito da Companhia dos Tabacos de Portugal.

A família de Sidónio Pais tinha raízes no Norte, descendendo de Gomes Pais, administrador do Mosteiro de São Bento e juiz da Alfândega do Porto, no século XV, neto de Gomes Pais de Barros, alcaide-mor do Porto.

A mãe do compositor, Maria de Lourdes da Costa de Sousa de Macedo Sassetti, é filha de João Vicente de Freitas Branco Sassetti e de sua mulher, D. Maria de Lourdes da Costa de Sousa de Macedo, neta paterna de José Correia Sassetti e de Laura de Freitas Branco, da referida família madeirense e neta materna de D. Bernardo da Costa de Sousa de Macedo (Mesquitela), governador de Cabo Verde, e de sua mulher Maria Adelaide Pinto Barbosa Cardoso. Deste último casal também descendem o músico Bernardo Moreira e vários intérpretes de jazz.

Bernardo Sassetti é quarto-neto do primeiro conde de Mesquitela, D. Luís da Costa de Sousa de Macedo e Albuquerque, e de sua mulher Maria Inácia de Saldanha Oliveira e Daun, filha dos primeiros condes de Rio Maior e neta materna do primeiro marquês de Pombal.

Os condes de Mesquitela descendem por varonia de D. Álvaro da Costa, criado e feitor do rei D. Manuel, que lhe deu o tratamento de Dom, e também descendem de António de Sousa de Macedo, estadista, diplomata e escritor, doutor em Direito, embaixador de D. João IV na Inglaterra e nos Países Baixos, secretário de Estado de D. Afonso VI, Par de Inglaterra e barão de Mullinger, na Irlanda. |

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt