Último dia para comprar certificados de aforro antes de descida de juros

A medida levou a uma corrida às lojas do CTT, que nos últimos dias estiveram abertas até mais tarde para dar resposta à procura.
Publicado a
Atualizado a

Hoje é o último dia para investir em certificados de aforro com taxas de juros mais altas, já que os juros pagos pelo produto de poupança do Estado vão sofrer um corte a partir de fevereiro.

A medida levou a uma corrida às lojas do CTT, que nos últimos dias estiveram abertas até mais tarde para dar resposta à procura. A associação de defesa do consumidor DECO aconselha a aproveitar as taxas e condições que vigoram até final do mês e acrescenta que os certificados de aforro são ideais para aplicar até dois anos. O mínimo de subscrição é de 100 euros.

A 15 de janeiro, o Governo anunciou que iria reduzir os juros dos certificados de aforro e do tesouro, a partir de fevereiro, refletindo a redução dos custos de financiamento do Estado, um ajustamento que se limita às novas subscrições -os atuais detentores de certificados não são afetados.

Na altura, no final do Conselho de Ministros, a secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castel Branco, explicou que "o Estado tem que ser um bom gestor" e, "com um ajustamento tão forte das taxas que paga [no acesso ao mercado], tem que promover um ajustamento nos certificados de aforro e nos certificados do tesouro Poupança Mais.

A governante adiantou que as taxas sofrerão uma descida "a partir de fevereiro" e o que os valores "serão conhecidos assim que possível".

A DECO disponibiliza um simulador que lhe permite perceber quanto vai receber se investir nesta solução.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt