Última largada de touros faz seis feridos

Chegam hoje ao fim as festas em honra a San Fermin que se realizam em Pamplona, no norte de Espanha. A última largada de touros, ocorrida hoje pela manhã, provocou seis feridos. Dois deles estão em estado grave.
Publicado a
Atualizado a

Ao último dia de largadas, que se realizaram todos os dias entre 7 e 14 de julho, de manhã cedo, o registo de feridos aumentou. Só hoje foram seis as pessoas socorridas pelo Centro Hospitalar de Navarra, três atingidas por cornadas, das quais duas foram sujeitas a operação cirúrgica e encontram-se em estado grave. Segundo o jornal ABC, esta foi a corrida "mais perigosa" das festas de San Fermin 2014.

Também na primeira largada deste ano, cinco pessoas ficaram feridas em apenas dois minutos e meio de corrida. Um dos feridos foi atingido por uma cornada de um touro, os outros sofreram traumatismos no meio da confusão.

Todos os anos, entre 6 e 14 de julho, as ruas da parte velha da cidade enchem-se de milhares de pessoas vestidas de branco e de lenços vermelhos. O elevado número de feridos já é habitual, no entanto, ano após ano, os festejos repetem-se e sempre com grande adesão, incluindo de estrangeiros vindos de várias partes do mundo.

Como habitualmente, os festejos começaram dia 6, ao meio-dia em ponto, com o lançamento do foguete da sacada da sede do governo municipal, e terminarão hoje, à meia-noite, com a tradicional canção de despedida "Pobre de Mí". A atividade mais famosa (e mais sangrenta) é a largada de touros, onde os animais e a multidão correm durante três a quatro minutos, ao longo de um percurso de 849 metros, por três ruas do centro histórico de Pamplona, culminando na praça de touros da cidade.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt