UE vai nomear coordenador da luta contra o ébola

Os ministros dos Negócios Estrangeiros, hoje reunidos no Luxemburgo, vão nomear um coordenador europeu para a luta contra o ébola. O anúncio foi feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Laurent Fabius.
Publicado a
Atualizado a

"Os meus colegas todos concordaram e acharam que era uma boa ideia criar o cargo de coordenador europeu da luta contra com o ébola", disse Fabius, acrescentando que a pessoa que vai ocupar esse novo posto será "escolhida e nomeada nos próximos dias".

O nome deverá ser anunciado pelos líderes dos 28, que vão estar reunidos na quinta e na sexta-feira no Conselho Europeu que se realiza em Bruxelas. O novo coordenador, refere a AFP, irá trabalhar no Centro de coordenação de ajuda de emergência da Comissão Europeia.

Na sexta-feira, os Estados Unidos tinham tomado uma decisão semelhante, tendo a Administração de Barack Obama nomeado o advogado Ron Klain para coordenar a resposta norte-americana contra a epidemia do ébola.

A doença, que surgiu em África, já fez mais de 4500 mortos. A maioria das vítimas concentra-se em países como a Serra Leoa , Libéria ou Guiné-Conacri. Na Europa, a situação da auxiliar de enfermagem espanhola Teresa Romero evolui favoravelmente e já teve análises que deram negativo para ébola. E bna Noruega a médica que contraiu ébola está curada, segundo anunciou hoje os Médicos sem Fronteiras noruegueses. Nos EUA, a situação das duas enfermeiras infetadas também parece estável.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt