UE congratula-se com vitória de Van der Bellen

Tusk e Shulz felicitaram Van der Bellen
Publicado a
Atualizado a

O presidente do Conselho Europeu congratulou-se hoje pela vitória do ecologista Alexander Van der Bellen nas eleições presidenciais austríacas, considerando que ia contribuir para reforçar a unidade na UE.

"É um prazer felicitá-lo pela sua eleição (...) Em nome da União Europeia, e pessoalmente, apresento os meus votos de êxito", declarou Donald Tusk, em comunicado.

"Quando nos deparamos com vários e difíceis desafios, a continuação da contribuição construtiva da Áustria na procura de soluções partilhadas na Europa e a manutenção da unidade europeia vai ser fundamental", acrescentou.

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, saudou o resultado das presidenciais austríacas como uma "pesada derrota do nacionalismo e do populismo anti-europeu".

Van der Bellen, de 72 anos, deverá obter 53,3% dos votos, de acordo com projeções da televisão pública austríaca, contra 46,7% para Norbert Hofer, de 45 anos, vice-presidente do parlamento e quadro do Partido da Liberdade (FPO, extrema-direita) desde os 25 anos.

O antigo dirigente dos Verdes austríacos e ex-decano da faculdade de Economia de Viena congratulou-se com a vitória de uma "Áustria pró-europeia".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt