Ucrânia vence a Eurovisão pela segunda vez com canção politizada
A Ucrânia venceu a 61.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que se realizou nesta noite de sábado em direto de Estocolmo, na Suécia.
O tema preferido da Europa foi 1944, interpretado por Jamala, uma tártara da Crimeia: um tema que pede "paz e amor" no mundo, tendo como pano de fundo a história das deportações em massa dos tártaros da Crimeia em 1944 por Estaline.
A Ucrânia já tinha vencido o certame em 2004.
[youtube:B-rnM-MwRHY]
Um ano depois de ter sido convidada no ano passado, a Austrália foi uma das surpresas da noite, conquistando um lugar no pódio da edição deste ano. A Rússia ficou no segundo posto.
[youtube:5ymFX91HwM0]
[youtube:e94dst20C9Y]
Depois de duas semifinais ao longo da semana, um total de 26 países (20 apurados nas duas eliminatórias, o país anfitrião, Suécia, e os cinco concorrentes fixos - Reino Unido, Espanha, França, Alemanha e Itália) mostraram as suas canções a concurso na grande final do evento, transmitida em direto na RTP1.
Esta foi a primeira edição que contou com a exibida em direto nos EUA. Talvez por isso mesmo, a final da Eurovisão contou ainda com a atuação ao vivo do norte-americano Justin Timberlake, que cantou o seu novo single Can't Stop The Feeling.
[HTML:html|justineurovisao.html|480|270]
Portugal ficou de fora da edição deste ano, tornando-se assim na quinta ausência no certame europeu, depois de 1970, 2000, 2002 e 2013. A RTP, contudo, já prometeu um regresso da participação portuguesa à Eurovisão no próximo ano.
[artigo:5175022]