TWILIGHT: "Lua Nova" estreia-se 4.ª feira em Portugal

(VÍDEO) O filme "Lua Nova", a partir de um romance de vampiros da escritora norte-americana Stephenie Meyer, estreia-se quarta-feira à noite em Portugal, numa altura em que a série literária ultrapassou os 350.000 exemplares no mercado nacional.
Publicado a
Atualizado a

"Lua Nova", realizado por Chris Weitz, é o segundo filme a ser adaptado da saga de quatro histórias que a autora Stephenie Meyer publicou desde 2005 e que tem sido um sucesso de vendas em todo o mundo.

O ponto de partida da saga é a história de amor entre uma estudante, Bella Swan, e um vampiro, Edward Cullen, desenrolando-se o enredo num mundo dividido entre humanos, vampiros e lobisomens, e no qual se abordam a imortalidade, o sexo, a castidade e a morte.

Stephenie Meyer, 35 anos, publicou quatro romances, "Crepúsculo", "Lua Nova", "Eclipse" e "Amanhecer", tendo sido adaptados os dois primeiros ao cinema. O terceiro deverá estrear-se em 2010.

No cinema, a saga tem sido protagonizada pelos jovens actores Kristen Stewart e Robert Pattinson.

"Lua Nova" foi o filme mais visto entre sexta-feira e domingo, o fim-de-semana de estreia, nos Estados Unidos e Canadá, rendendo 93,4 milhões de euros.

Nos restantes países onde já se estreou, o filme somou 172,8 milhões de euros de receita de bilheteira,

Embora as estreias em Portugal sejam à quinta-feira, a distribuidora Lusomundo antecipou a estreia do filme para quarta-feira à noite, na sessão das 23:45, embora não tenha ainda divulgado quais as salas que acolherão esta exibição nocturna.

A saga de Stephenie Meyer está publicada em Portugal pela editora Gailivro, que lançou este mês a nona edição de "Lua Nova".

Pedro Reisinho, editor da Gailivro, explicou à agência Lusa que este segundo volume de Stephenie Meyer teve já uma tiragem total de 90.000 exemplares, mas a saga dos quatro livros totaliza entre 350.000 e 400.000 unidades.

O primeiro romance, "Crepúsculo", já ultrapassou em Portugal a barreira dos 100.000 exemplares e via na 12ª edição.

"Esperamos boas vendas agora com a estreia do filme e com o Natal", disse o editor, referindo que a Gailivro está a reimprimir todos os livros para responder às expectativas do mercado.

Segundo Pedro Reisinho, as histórias de Stephenie Meyer estiveram nove meses consecutivos na tabela dos livros mais vendidos na FNAC e nas lojas da Sonae.

Hoje foi ainda colocado à venda um livro sobre os bastidores da rodagem do filme "Lua Nova", à semelhança do que a Gailivro fez com o filme anterior, "Crepúsculo", e acaba de lançar uma edição de luxo de diários, com as capas originais e citações dos quatro romances.

"Sabíamos que tinha um percurso interessante, mas não pensámos que fosse ter este sucesso", disse Pedro Reisinho.

Em todo o mundo, a saga de Stephenie Meyer já rendeu cerca de 85 milhões de cópias, mas apesar do sucesso, a autora anunciou que irá fazer uma pausa na escrita de histórias de vampiros e dedicar-se a uma outra série, da qual está já publicada em Portugal a história "Nómada", para um público mais adulto.

Stephenie Meyer tem 35 anos, nasceu no Connecticut, nos Estados Unidos, licenciou-se em Literatura Inglesa e nunca tinha publicado nada até "Crespúsculo" (2005).

Mãe de três filhos, Stephenie Meyer revelou que escreveu o primeiro livro em três meses, em 2003, dando vida a personagens que lhe surgiram durante um sonho.

"Crepúsculo" foi considerado o melhor livro da década pela Publishers Weekly e "Lua Nova" esteve 25 semanas no primeiro lugar na lista de preferências do jornal New York Times.

[youtube:RnyDdfVgqnQ]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt