TVtuga.com é o sítio onde a televisão é livre e grátis

Publicado a
Atualizado a

Final de tarde de quinta-feira. Ricardo recosta-se na cadeira, fecha os olhos, estica as pernas, os braços para cima e solta em voz alta um "Acabei!" Sinal de ponto final no expediente do criativo numa pequena agência de publicidade. "Já posso ver televisão", continua ao mesmo tempo que, num movimento automático, se endireita frente ao ecrã do computador para aí agora digitar www.tvtuga.com. O canal Band foi o escolhido para matar saudades de casa, mas é hora da novela... então, a Globo é a opção que se segue. "Boa. Está dando o Globo Esporte!", exclama, feliz, embora baixinho como se de um precioso segredo se tratasse.

Esta foi a forma que Ricardo encontrou para encurtar a distância em relação ao seu país natal, o Brasil. Como ele está toda uma comunidade de cibernautas de várias nacionalidades, que usa o site gratuito de televisão online TVtuga.com, lançado em finais de Setembro de 2006 por um grupo de "carolas". Para ver o TVtuga basta ter o Windows Media Player, o Real Player, o JavaScript e, claro, ligação à Internet de banda larga.

Segundo dados revelados ao DN por Nuno Guerreiro, administrador do projecto 100% nacional, com base na medição de tráfego da Alexa.com, 73,9% dos utilizadores/telespectadores do TVtuga provêm de Portugal, seguindo-se o Brasil, residentes cá e no estrangeiro. "Os emigrantes procuram o site como 'ponte' entre o que não conseguem ver no estrangeiro e as suas raízes em Portugal e os residentes em Portugal procuram conteúdos que não conseguem através da televisão convencional ou alternativas para quando não possuem um aparelho de TV por perto", explica Nuno Guerreiro. Trata-se de uma audiência com idades entre os 16 e os 30 anos, sendo para a mesma que o grupo, "inicialmente três pessoas hoje várias", trabalha nos canais.

Actualmente, o site tem dezenas de canais, distribuídos por 17 géneros: portugueses, brasileiros, generalistas, desporto, premium sports, futebol live, informação, música, infantil, filmes, humor, jogos, adultos, entretenimento, documentários e áreas de webcams (com trânsito das ruas do Porto), rádios (algumas das mais importantes regionais) e um espaço de fórum onde a equipa do TVtuga recolhe sugestões dos seus utilizadores. Neste site é possível ver os canais portugueses RTP, SIC e TVI, mas também as televisões regionais online como a Aveiro TV, TV Beja, TV Évora ou Politécnico TV.

Entre as dezenas de canais estrangeiros, dentro dos vários géneros, estão o Band, Globo, Sky Sports, Euro News, Sky, BBC (Espanha), MTV (Itália), Cartoon, Action Cartoon (China), Moove e Hyp TV (Reino Unido), Fashion TV (França) ou National Geographic (USA). "O que temos hoje poderá ser diferente do que teremos amanhã ou daqui a um mês, tudo depende das entidades que transmitem o sinal dos canais", explica Nuno Guerreiro.

Autorização para estar 'online'?

O administrador esclarece que "os canais são resultado de buscas pela Internet, a maior parte das entidades tem conhecimento da utilização dos canais no TVtuga. Inicialmente, a autorização era pedida, mas os contactos nem sempre resultavam, porque, por exemplo, pedir autorização a uma CNN é impossível para nós, que, não sendo uma empresa, não conseguimos chegar às pessoas certas. Por isso, basicamente, colocamos os canais e, caso as emissoras não concordem com a posição dos mesmos, basta entrar em contacto com o TVtuga para os removermos".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt