TVE torna-se a biblioteca do cinema espanhol

O segundo canal da televisão pública espanhola irá transmitir nos próximos três anos quase 700 filmes de produção nacional
Publicado a
Atualizado a

A aposta é clara, arrancou esta semana e custa mais de 10 milhões de euros. Uma medida ambiciosa da estatal TVE para apoiar o cinema espanhol em prime time. Segundo anunciou o diretor da estação, José Ramón Díez, o canal 2 - tal como acontece em Portugal - tem forte ligação ao cinema e quer converter-se numa enciclopédia do cinema espanhol. "Estruturámos uma programação coerente e oxalá consigamos fidelizar as audiências", afirmou, garantindo ainda que "em nenhum caso as audiências irão condicionar o seguimento deste projeto".

Historia de Nuestro Cine vai durar três anos de segunda a sexta-feira, terá apresentação de Elena S. Sánchez e uma pequena introdução por algum especialista referenciando aspetos técnicos, argumentais e de enquadramento histórico do filme a ver. Os filmes surgirão numa ordem cronológica: às segundas os mais antigos (a partir dos anos 30), às quintas os mais recentes (até 2000). A sexta fica reservada para colóquios com gente do cinema. Entre estas centenas de filmes estão alguns imperdíveis e muito representativos da cinematografia espanhola como El Ángel Exterminador, dirigido por Luis Buñuel em 1962, o oscarizado Todo Sobre Mi Madre, de Almodovar (1999), Cría Cuervos, assinado por Carlos Saura (1976), tudo selecionado por um grupo liderado pelo historiador cinematográfico Luis E. Parés.

O valor investido será traduzido na emissão do filme no canal 2 da TVE, outra transmissão no canal internacional da TVE e ainda a possibilidade de vê-lo na web na semana seguinte.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt