Tudo ao molho no Rock in Rio: de Maroon 5 a D.A.M.A.

Os Maroon 5 fecham o dia de hoje no Rock in Rio. Ivete Sangalo e D.A.M.A. são os outros nomes do Palco Mundo.
Publicado a
Atualizado a

Os Maroon 5, que sobem hoje ao Palco Mundo às 23.45, são uma banda normal, sem coisa alguma de caricaturável. Não há nada de especialmente exuberante nos Maroon 5. O vocalista Adam Levine não é especialmente carismático. Apenas alguns falsetes de Levine e um ou outro solo de guitarra de James Valentine sobressaem mais do enquadramento atinado da formação norte-americana.

Podem nunca entrar nos compêndios da história mas o registo contabilístico atual é invejável, sobretudo nos dias que correm. Os Maroon 5 já venderam quase 100 milhões de discos em todo o mundo e tratam já com intimidade as tabelas de vendas da Billboard, nos Estados Unidos, nas quais têm quase residência fixa (embora os registos de vendas em Portugal não sejam significativos).

O esforço de carreira dos Maroon 5, com cinco álbuns já às costas, levou o seu rock a enamorar-se pela pop, por vezes de forma eloquente, como no grande êxito Moves like Jagger em dueto com Christina Aguilera (não por acaso parceira júri de Adam Levine no programa caça-talentos The Voice), naquele que é o momento que mais puxa pelos corpos dançantes dos Maroon 5.

[youtube:iEPTlhBmwRg]

Noutra direção, Adam Levine chega a parecer Sting quando canta Maps - música que tem sido bastante tocada este ano e que deve fazer parte do alinhamento do concerto de hoje - e mesmo o guitarrista James Valentine resolve entrar em sintonia e ajuda a levar o tema para o imaginário dos Police, sacando do instrumento de seis cordas vários acordes que o fariam confundir com Stewart Copeland (outro dos "russos" da antiga banda de Sting).

[youtube:NmugSMBh_iI]

O fraquinho descarado pela soul só não vai mais longe porque a voz de Adam Levine não o permite. Alguns picados no reggae, uns momentos mais funky como em Sunday Morning e a abertura às facilidades da electrónica são os pequenos contornos ao rock certinho dos Maroon 5.
A banda de Los Angeles é já repetente do Rock in Rio. Actuou no Parque da Bela Vista, em 2012, naquele que foi o primeiro concerto dos Maroon 5 em Portugal, oito meses depois de terem atuado no Rock in Rio da terra de origem (Rio de Janeiro, claro).

Já lá vão quase dois anos que o quinto e último álbum V foi lançado e por isso é normal que já marque pouca presença nos alinhamentos dos espectáculos deste ano. Se cumprirem o que têm feito este ano ao vivo, os Maroon 5 vão dar mais atenção ao longa-duração de 2012, Overexposed,

Adam Levine, de braços bem tatuados, não gosta de arriscar grandes à-vontades em palco quando comunica com o público. Quando diz que se está a divertir, di-lo de forma demasiado comedida. Se tenta uma piada, corta-a a meio.

E o que não fará Adam Levine? Faz parte do júri do concurso de talentos The Voice, transmitido no canal de TV norte-americano NBC, tem uma carreira recente de ator em Hollywood, é empresário de perfumes e gera a editora de música 222 Records. Hoje tem tempo para um concerto de hora e meia no Parque da Bela Vista.

D.A.M.A. e Ivete Sangalo também vêm

O dia de hoje é uma manta de retalhos onde ao rock dos Maroon 5 se junta o bem movimentado axê de Ivete Sangalo e o hip hop apopalhado para criança ouvir dos D.A.M.A. (com o reforço de peso do rapper brasileiro Gabriel O Pensador). A miscelânia é grande mas talvez seja esse o factor que está a fazer deste dia um dos mais procurados desta edição.

Já se sabe que é impossível imaginar o Rock in Rio - Lisboa sem pelo menos uma hora com milhares aos pulos no Parque da Bela Vista, para acompanhar o ritmo frenético da rainha do Carnaval baiano. Quem aguenta tanta agitação? Ivete Sangalo sim. E por isso é a sétima presença em sete edições do Rock in Rio lisboeta da ex-cantora da Banda Eva.

[youtube:fiAYPJ3TOhU]

Se se virem hoje muitas crianças no recinto, o que certamente acontecerá, tal mobilização dever-se-á aos "tugas" D.A.M.A., que farão uma aliança transâtlantica com Gabriel O Pensador no Palco Mundo, aproveitando o impacto do single Não Faço Questão que os juntou. A meninada pode não votar, mas ajuda a decidir a liderança do top nacional de vendas de álbuns que o segundo longo do trio nacional Dá-me Um Segundo alcançou com facilidade - esse mesmo disco onde consta Não Faço Questão.

[youtube:PUWlIe6iHvY]

Palco Vodafone
No Palco Vodafone, ser a banda internacional do dia, como é hoje a norte-americana de dream pop Real Estate, deveria dar o título de nome forte. Deveria, se não houvesse na programação deste sábado um grupo lisboeta, de grande cilindrada psicadélica, de nome Capitão Fausto. A banda de Tomás Wallenstein focou-se mais nas canções e menos em experimentalismos neste terceiro e novo álbum Os Capitão Fausto Têm os Dias Contados. Dias contados? Hoje conta-se mais um, do resto da vida do grupo, enquanto o grande público começa a descobri-los.

Horários
PALCO MUNDO
Maroon 5 - 23h45
Ivete Sangalo - 22h00
D.A.M.A. & Gabriel O Pensador - 20h30
Rock in Rio - o Musical - 19h00

PALCO VODAFONE
Real Estate - 20h00
Capitão Fausto - 18h00
Might Sands - 16h45

ELETRÓNICA
Alok - 2h30
Sigala - 1h30
Diego Miranda - 0h30
Pedro Cazanova - 23h00
Amanda Chang - 22h00

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt