Trump vai pagar 1,8 milhões para encerrar a sua fundação
Uma juíza nova-iorquina ordenou esta quinta-feira que o presidente norte-americano pague dois milhões de dólares (1,8 milhões de euros), no quadro de um processo de má utilização de fundos da sua fundação, entretanto mandada encerrar.
Donald Trump é acusado de utilizar a fundação de beneficência com seu nome em benefício de interesses políticos e empresariais.
Já em dezembro, a juíza Saliann Scarpulla tinha formalizado um acordo para o encerramento da Fundação Trump e distribuição de cerca de 1,7 milhões de dólares de fundos remanescentes a várias organizações não lucrativas.
Segundo a Lusa, a agência AP enviou uma mensagem de correio eletrónico aos advogados de Trump a pedir um comentário, mas ainda não recebeu resposta.
A procuradora-geral do Estado de Nova Iorque tinha apresentado uma queixa no ano passado, alegando que Trump e a família usavam de forma ilegal a sua fundação como extensão dos seus negócios e da sua campanha eleitoral.
A procuradora-geral, Letitia James, tinha então apresentado a intenção de obter uma restituição de 2,8 milhões de dólares do presidente, que foram agora reduzidos pela juíza Scarpulla para dois milhões.