Trump quer canalizar 8,6 mil milhões de dólares para o muro no próximo orçamento
O presidente Donald Trump quer canalizar 8,6 mil milhões de dólares (7,7 mil milhões de euros) na proposta de orçamento federal para construir o muro entre os EUA e o México, anunciou hoje a administração norte-americana.
Esta medida abre um novo confronto com o Congresso norte-americano, o qual tem resistido a dar mais dinheiro para que Trump cumpra a sua promessa da campanha eleitoral para a presidência dos EUA.
Os líderes do Partido Democrata no Congresso dos EUA, por sua vez, advertiram hoje Donald Trump de que se este inscrevesse 8,6 mil milhões de dólares para a construção do muro na fronteira com o México na próxima proposta de orçamento provocaria uma nova paralisação do governo norte-americano (shutdown).
A proposta de Donald Trump mais do que duplica os 8,1 mil milhões de dólares já disponíveis depois de o presidente norte-americano ter declarado a emergência nacional na fronteira para pressionar e contornar o Congresso, após os deputados terem recusado as suas exigências em termos de financiamento
A presidente de Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, e o líder da maioria democrata no Senado, Chuck Schumer, referiram hoje em comunicado que "o presidente Trump prejudicou milhões de norte-americanos e gerou um caos generalizado quando, de maneira imprudente, paralisou o Governo para tentar conseguir, mais à frente, o seu caro e ineficaz muro (...) O mesmo se passará de novo se insistir", salientaram.
Os serviços da administração pública federal norte-americana, devido ao impasse entre Trump e o Congresso acerca do montante do financiamento exigido pelo presidente para a construção do muro na fronteira com o México, estiveram parcialmente paralisados durante de 35 dias, o período mais longo na história dos Estados Unidos.
Um funcionário da administração dos EUA confirmou hoje que o pedido faz parte do plano de despesas de de Donald Trump para o orçamento de 2020, embora tenha pedido o anonimato à agência AP por não estar autorizada a falar publicamente dos seus detalhes, antes da apresentação da proposta de orçamento na segunda-feira.
Os 8600 milhões de dólares são muito superiores aos 1375 milhões de dólares que o Congresso norte-americano aprovou para a segurança na fronteira com o México e também acima dos 5700 milhões de dólares pedidos inicialmente pelo Governo no ano passado.
De acordo com notícias veiculadas por diversos órgãos de comunicação locais, o novo pedido pressupõe reduzir o orçamento do Departamento de Segurança Nacional em cerca de 5.000 milhões de dólares, enquanto que os 3600 milhões restantes viriam das verbas para a construção das instalações do Departamento de Defesa.