Trump pede boicote aos pneus Goodyear por proibirem os seus chapéus
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta quarta-feira aos seus seguidores para boicotarem os pneus Goodyear, após notícias de que a empresa terá proibido especificamente os funcionários de utilizarem peças de vestuário com slogans político de apoio ao presidente, como os famosos chapéus MAGA (Make America Great Again).
A emissora televisiva WIBW, baseada no Kansas, publicou na terça-feira uma imagem que supostamente mostra uma apresentação de slides numa ação de formação da Goodyear sobre a cultura de diversidade na empresa, na qual é referido que vestuário associado a causas conservadoras - incluindo o slogan do presidente "Make America Great Again" (MAGA) - não são permitidas.
"Não compre PNEUS GOODYEAR - Eles anunciaram a PROIBIÇÃO DOS CHAPÉUS MAGA. Compre pneus melhores por muito menos!" reagiu Trump esta quarta-feira, na rede social Twitter.
O slide, cuja criação foi negada pela Goodyear, listava "slogans ou materiais afiliados a políticos" como "inaceitáveis", juntamente com outros como "Blue Lives Matter" ou "All Lives Matter" - mensagens geralmente usadas para apoiar a aplicação da lei perante os protestos generalizados contra as mortes de afro-americanos pela polícia.
A Goodyear Tire & Rubber Co, um pilar da indústria automobilística dos Estados Unidos, já veio a público afirmar que o slide "não foi criado ou distribuído pela Goodyear corporativa, nem fazia parte de uma ação de formação sobre diversidade".
A empresa sediada em Ohio frisou, no entanto, que pede aos funcionários e associados "que não se envolvam em campanha política de qualquer tipo no local de trabalho - para nenhum candidato, partido ou organização política, assim como formas semelhantes de militância que saiam do âmbito dos conceitos de justiça racial e igualdade de direitos", disse a empresa sediada em Ohio.