Trump é "rei palhaço" para diário de Nova Iorque
Não há margem para subtilezas ou ambiguidades na capa do New York Daily News: uma fotomontagem na qual Donald Trump está maquilhado de palhaço, de coroa partida na cabeça, é acompanhada pelo título: "O palhaço que faz de rei não pode derrubar os valores fundamentais desta nação fundada faz hoje 242 anos".
O título faz parte de um editorial que está vedado aos leitores europeus - como todo o site do tabloide, em resultado da nova lei de proteção de dados.
No Twitter, porém, o jornal publicou o texto, ou parte.
Nele recordam-se as palavras dos pais fundadores na Declaração da Independência e compara-se com a atualidade: "A Declaração da Independência falava de uma crueldade tão arbitrária, contra um monarca arrogante que "procurou impedir o povoamento destes estados, obstruindo para esse fim as leis de naturalização de estrangeiros, recusando promulgar outras que animassem as migrações para cá..."
Trump, prossegue o editorial, "dedica as potentes energias da nação a barricar as fronteiras, em separar mães que buscam refúgio das suas crianças, em ordenar aos pais que deixem o país com ou sem filhos agora que um tribunal ordenou a sua reunião".
O NY Daily News afirma que os vistos caíram 12% desde a tomada de posse de Trump, "para negócios, estudos e viagens que fazem parte da força vital da nação". Lembra ainda que o processo de naturalização demorava em média dois meses e que agora "arrasta-se por oito meses ou mais".
O tabloide, que em 2019 chegará a centenário, é um crítico frontal do empresário nova-iorquino de há longo tempo. Antes de ser eleito, já Donald Trump era alvo de fotomontagens em que era retratado como artista de circo.
O diário faz parte do terceiro maior grupo de jornais norte-americanos, Tronc, e inclui títulos como o Chicago Tribune ou o Baltimore Sentinel.