Tropas russas vão realizar exercícios "táticos" na Bielorrússia

O anúncio dos exercícios militares acontece no dia em que Vladimir Putin desloca-se à Bielorrússia para um encontro com o seu homólogo Alexander Lukashenko.
Publicado a
Atualizado a

As tropas russas vão realizar exercícios militares na Bielorrússia, informou esta segunda-feira a agência de notícias Interfax, que cita o Ministério da Defesa da Rússia.

Em outubro, recorde-se, a Bielorrússia anunciou a formação de uma força regional conjunta com Moscovo, com a chegada de vários milhares de militares russos.

"A avaliação final da capacidade de combate e prontidão de combate das unidades será dada pelo comando no estágio final de coordenação, após a realização dos exercícios táticos do batalhão, disse o ministério à agência estatal russa Interfax.

Não foi, no entanto, divulgado quando e onde é que os exercícios militares vão acontecer, mas o anúncio foi feito horas antes de o presidente russo, Vladimir Putin, visitar Minsk, onde tem um encontro marcado com o seu homólogo Alexander Lukashenko, no poder desde 1994, e um aliado de longa data do Kremlin.

A visita de Putin à Bielorrússia ocorre 10 meses depois do início da ofensiva militar da Rússia na Ucrânia, que foi lançada de várias direções, incluindo o território bielorrusso.

O envio de tropas russas para a Bielorrússia, em outubro, aumentou os receios de que os militares bielorrussos pudessem juntar-se às forças de Moscovo na ofensiva na Ucrânia.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse na noite de domingo que "a proteção da fronteira com a Rússia e a Bielorrússia também é uma prioridade constante".

"Estamos a preparar-nos para todos os cenários de defesa possíveis", disse Zelensky no seu discurso diário à nação, após uma reunião com os comandantes militares da Ucrânia.

Por sua vez, Lukashenko tem repetido que não pretende enviar tropas bielorrussas para a Ucrânia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt