Tribunal vai investigar a privatização da EGF

A providência cautelar para contestar a privatização da Empresa Geral de Fomento foi interposta pelas câmaras de Loures, Amadora, Odivelas e Vila Franca de Xira.
Publicado a
Atualizado a

A Câmara de Loures informou hoje que o Tribunal da Concorrência aceitou analisar a providência cautelar interposta pelo município para contestar a aquisição do capital da Empresa Geral de Fomento (EGF) pelo consórcio SUMA.

Em causa está o processo de alienação de 95% do capital estatal da EGF, responsável pela recolha, transporte, tratamento e valorização de resíduos urbanos, através de 11 sistemas multimunicipais de norte a sul do país, ao consórcio SUMA (Serviços Urbanos E Meio Ambiente), liderado pela Mota-Engil.

Estas empresas têm como acionistas a estatal Águas de Portugal (51%) e os municípios (49%).

Na sequência de uma decisão da Autoridade da Concorrência (AdC) de não se opor a este processo, a Câmara de Loures, juntamente com a da Amadora, Odivelas e Vila Franca de Xira, decidiu interpor uma providência cautelar, que foi aceite pelo tribunal.

Em comunicado, a Câmara de Loures reiterou que a decisão da AdC "é ilegal", uma vez que a operação de aquisição da EGF por parte da SUMA "cria um monopólio na área da gestão dos resíduos urbanos e não urbanos".

"A decisão não teve em conta os argumentos e factos expostos pelas autarquias e que, por essa razão, os exclui e aos seus interesses, sobre uma matéria onde estes têm responsabilidades e competências - que foram ignoradas não só pela AdC, mas também pelo Governo em todo o processo de privatização", aponta a nota.

Contrariamente ao que defendem estes municípios, servidos pela empresa Valorsul, a AdC considerou não existirem " barreiras significativas à entrada e à expansão na prestação do serviço de recolha e transporte de resíduos", um dos argumentos evocados para não se opor a este processo.

A decisão da AdC surgiu depois de em fevereiro deste ano este regulador ter desencadeado uma "investigação aprofundada" ao processo de privatização da EGF.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt