João Silva foi sétimo e o melhor português em Leeds
Com quatro portugueses em prova nos masculinos e uma, Melanie Santos, nos femininos, João Silva terminou a etapa britânica em 01:48.58 horas, a dois minutos e sete segundos do mais velho dos conceituados irmãos Brownlee.
A competirem em casa, Alistair assegurou a primeira posição e Jonathan, prata nos Jogos do Rio2016 e bronze em Londres2012, foi segundo, a 12 segundos do seu irmão, enquanto em terceiro ficou o espanhol Fernando Alarza, líder do Mundial.
Alarza esteve em três etapas, com um quarto lugar em Abu Dhabi, um terceiro em Gold Coast e um segundo em Yokohama, ao contrário dos irmãos Brownlee, que fizeram hoje em Leeds a estreia no circuito mundial deste ano.
João Silva, que segue na 17.ª posição do Mundial, conseguiu no segmento final de corrida recuperar posições, com a sua prestação menos conseguida a ser logo no arranque, na natação, da qual saiu em 21.º.
Ainda em Leeds, Miguel Arraiolos foi 25.º e David Luís 36.º classificado, enquanto João Pereira não terminou. O triatleta 'abandonou' no segundo segmento, quando realizava a segunda volta no ciclismo.
Em femininos, Melanie Santos foi 21.ª classificada (02:08.23 horas), numa prova ganha por Flora Duffy (01:57.02 horas), das Ilhas Bermundas.