Três mil pessoas reclamam anomalias nos contadores
Em declarações à Lusa, Ana Tapadinhas explicou que, desde que quarta-feira, quando a DECO disponibilizou uma ferramenta na sua página da Internet para os consumidores verificarem os seus contadores, foram encaminhadas para a associação cerca de 3.000 reclamações.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) já garantiu que os consumidores cujos contadores com tarifa bi e tri-horária tenham um desacerto horário serão compensados pela EDP.
A análise da DECO dos contadores bi e tri-horários de 165 habitações mostrou que 60 por cento apresentam uma hora incorreta, o que significa que os consumidores estão a pagar mais do que deveriam na conta da eletricidade.
"12 por cento dos contadores registaram mais de 30 minutos de diferença e cerca de 14 por cento entre 11 e 30 minutos, ou seja, mais de um quarto da amostra apresentava um desvio bastante significativo face à hora correta", denunciou em comunicado a associação de defesa do consumidor.
Segundo a DECO, "apenas 41 por cento dos aparelhos tinham a hora real ou erros até dois minutos", realçando que foram detetados "nove casos particularmente graves, com diferenças iguais ou superiores a uma hora".
O que acontece é que os consumidores deslocam os seus consumos para o horário mais económico, consoante os tarifários contratados, mas, devido ao desacerto dos contadores, parte desses consumos faz-se em tarifas mais caras.
"O mínimo que se pode esperar da EDP é manter um controlo rigoroso de qualidade dos seus instrumentos de medição e faturação", defendeu a DECO, que exige uma auditoria independente aos contadores da elétrica liderada por António Mexia.
Entretanto, a ERSE explicou que "na sequência de um estudo efetuado, no final de 2011 e início de 2012, detetou um conjunto de anomalias nos respetivos relógios", adiantando que remeteu uma proposta, que prevê uma compensação financeira para os consumidores, para o conselho tarifário há cerca de duas semanas.
O regulador acrescentou que aguarda o referido parecer "para tomar, logo de imediato, uma decisão final sobre os procedimentos que devem ser seguidos".