Tráfego nas SCUT com portagens caiu 37 por cento

A Estradas de Portugal reconheceu ontem que o tráfego nas três antigas SCUT do Norte caiu cerca de 37%, ou seja mais 10% do que o esperado, traduzindo-se num encaixe financeiro de cerca de 72 milhões de euros entre 15 de Outubro e o final de Agosto deste ano.
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Os números da Estradas de Portugal a que o DN teve acesso apontam para um total de passagens nas três antigas SCUT, traduzidas em transacções, de 70 milhões, mas a estes somam-se 1,380 milhões de notificações que foram emitidas pelas concessionárias, por passagem sem pagamento.

Apenas quatro auto-estradas das três SCUT do Norte que passaram a ser portajadas há um ano perderam 5,5 milhões de utilizações apenas entre Abril e Junho deste ano, segundo o relatório do Instituto de Infraestruturas Rodoviárias (INIR). O caso mais evidente é a concessão Costa de Prata, em que A29 perdeu 1,67 milhões de utilizadores no segundo trimestre do ano. Entre Abril e Junho de 2010, antes da introdução de portagens, utilizavam diariamente a concessão 39.774 viaturas, enquanto que em igual período deste ano esse número baixou para 21.210. No caso da A29, o movimento diário médio passou de 48.583 viaturas, para, em 2011, 23.148 viaturas, o equivalente a uma quebra de 52,4 por cento de tráfego em apenas um ano.

No caso da concessão do Grande Porto, A41 (-2 milhões) e A42 (-1 millhão) perderam em três meses mais de três milhões de utilizações. No total desta concessão registou-se uma quebra de 43 por cento no movimento diário, segundo o relatório do INIR. O documento indica que antes da introdução de portagens, o movimento diário médio, nas auto-estradas que integram a concessão, era de 39.545 viaturas.

Por último, a A28, entre Viana do Castelo e Porto, principal porta de entrada no norte a partir da Galiza, somou em três meses uma quebra de quase 900 mil utilizações. No segundo trimestre de 2010, antes da introdução de portagens, aquela auto-estrada da concessão Norte Litoral apresentava um tráfego médio diário de 34.323 viaturas, mas em igual período de 2011 o tráfego médio diário caiu para 24.148 viaturas, o equivalente a uma quebra de 27 por cento.

A introdução de portagens nas três antigas concessões do Norte arrancou a 15 de Outubro de 2010 e o actual Governo já garantiu que a cobrança será alargada, até final deste mês, a todas as restantes vias SCUT. Neste cenário, todas as 33 auto-estradas do país registaram quebras na utilização, à excepção da A1, entre Porto e Lisboa, que conseguiu o único crescimento, de 2,8 por cento. No segundo trimestre do ano, a auto-estrada no Norte conseguiu aumentar o movimento diário em 955 viaturas.

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