Trabalhadores da RTP questionam escolha de novo diretor

A Comissão de Trabalhadores da Rádio Televisão Portuguesa (RTP) emitiu hoje novo comunicado a propósito das mudanças na empresa, questionando "os fundamentos da opção por José Manuel Portugal" para Diretor de Informação (DI).
Publicado a
Atualizado a

Em comunicado, intitulado "Um esclarecimento que faria falta", os representantes dos trabalhadores da RTP afirmam que, "a bem das condições de credibilidade que qualquer DI necessita para um eficaz exercício do cargo", a administração da RTP, liderada por Alberto da Ponte, deve esclarecer "os fundamentos da opção por José Manuel Portugal", em substituição de Paulo Ferreira.

A demissão de Paulo Ferreira do cargo de DI da RTP foi conhecida na sexta-feira à noite, tendo este alegado tratar-se de uma "decisão pessoal" e também o que entende ser o que "melhor defende os interesses gerais da RTP".

A administração aceitou o pedido de demissão e nomeou José Manuel Portugal para o cargo, decisão que aguarda agora o parecer da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

"Neste momento, é natural que todos - trabalhadores, público, imprensa, parlamento - nos perguntemos quem é o novo responsável pela informação da estação pública, que provas deu até agora, que competências o vocacionam para o cargo e que metas lhe foram fixadas", escreve a CT, no comunicado divulgado hoje.

Já no sábado, a CT havia reagido à notícia da demissão de Paulo Ferreira sem surpresa.

"A demissão de Paulo Ferreira era esperada, porque alguém que perde a confiança da sua redação tem que sair, e só peca por tardia", disse à Lusa Camilo Azevedo, da CT, numa alusão ao plenário de jornalistas que, em outubro, culminou na retirada de confiança à Direção de Informação da RTP, por esta ter aceitado participar no processo de avaliação para a elaboração de listas de jornalistas a colocar na mobilidade.

A saída de Paulo Ferreira "era uma questão de tempo" e o caso demonstra "a lapalissada segundo a qual o curriculum jornalístico não é suficiente garantia de adequação ao cargo de DI", reitera a CT no comunicado de hoje.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt