Trabalhadores da CP retomam hoje greves

Os trabalhadores da CP retomam hoje greves ao trabalho extraordinário, uma paralisação que a empresa já disse que deverá provocar atrasos e supressões de comboios.
Publicado a
Atualizado a

Os trabalhadores da CP e da CP Carga começam hoje uma greve ao trabalho extraordinário no sábado. Também hoje iniciam uma greve às horas extraordinárias os maquinistas da CP, um protesto que se prolongará até 30 de Junho. Na segunda-feira, é a vez de os revisores da CP cumprirem uma greve de 24 horas.

As greves foram convocadas pelos sindicatos Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF), dos maquinistas (SMAQ) e Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI). As três estruturas decidiram retomar as greves, depois de, a 21 de Abril, terem suspendido as paralisações e assinado um acordo com a CP.

No âmbito deste acordo, a CP comprometeu-se a enviar ao Governo um estudo para aplicar as cláusulas do Acordo de Empresa no que respeita ao trabalho extraordinário, em dia de descanso e aos feriados, mas os sindicatos continuam à espera de uma resposta.

A CP já alertou para a existência de perturbações na circulação a partir de hoje e até 30 de Junho.

Nos comboios Alfa Pendular, Intercidades e internacionais, a CP alerta os passageiros para possíveis perturbações na segunda-feira e nos dias 03, 10, 13, 23 e 24 de Junho.

Já os passageiros dos regionais e inter-regionais deverão ter dificuldades no domingo e na segunda-feira, bem como nos dias 03, 04, 10, 13, 23 e 24 de Junho.

Nos urbanos de Lisboa, as perturbações deverão ocorrer na segunda-feira e nos dias 03, 10, 13 e 23 de Junho, enquanto nos urbanos do Porto surgirão dificuldades na segunda-feira e a 03, 10, 23 e 24 de Junho.

Num dia normal a CP faz, a nível nacional, 1.700 comboios.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt