Tories: milionário eleito para corrida a mayor de Londres

Zac Goldsmith diz que não vai ser uma cópia de Boris Johnson. As suas prioridades são a crise habitacional e o ambiente
Publicado a
Atualizado a

Zac Goldsmith é o candidato dos conservadores à eleição que irá escolher o sucessor do polémico Boris Johnson na Câmara de Londres a 5 de maio, ao garantir 70% dos 9227 votos das primárias tories. "Sinto-me honrado", disse ontem o milionário ambientalista após ser conhecido o resultado.

A grande prioridade da campanha de Zac Goldsmith vai ser a crise habitacional em Londres. "Os londrinos estão a ser expulsos da sua cidade, precisamos de uma mudança no número de casas construídas e na forma como são construídas", declarou. Mas também os temas relativos ao ambiente - o conservador é um dos grandes opositores à expansão do Aeroporto de Heathrow, um dos muitos temas em que discorda do governo de David Cameron, e um defensor da retirada gradual dos veículos poluentes de Londres. "O nosso meio ambiente está a sofrer uma pressão crescente, precisamos de proteger, aumentar e melhorar o acesso aos nossos espaços verdes, bem como aumentar radicalmente a qualidade do ar que respiramos", defendeu Goldsmith.

Outra das coisas com que os londrinos podem contar se elegerem Goldsmith é que ele não será um Boris 2.0: "Ele é único na política britânica. Quem tentar imitá-lo é louco." Boris Johnson, o ainda mayor de Londres, congratulou-se com a vitória de Goldsmith. "Estou encantado pelo Zac, ele tem bons princípios, é trabalhador e dedicado, está a fervilhar com ideias e é apaixonado por Londres."

o seu maior rival na eleição de 5 de maio, o trabalhista Sadiq Khan, disse "esperar ansiosamente por um debate amigável e positivo sobre os grandes temas que dizem respeito aos londrinos". "Esta eleição é um referendo sobre a crise habitacional de Londres e desafio o Zac Goldsmith a juntar-se a mim na oposição à lei dos conservadores sobre a habitação, que piorará, e muito, a crise habitacional da nossa cidade", acrescentou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt