Tiroteio em catedral faz cinco mortos no Brasil

Um homem armado disparou indiscriminadamente contra os fiéis que estavam no interior da igreja em Campinas, São Paulo. O atirador suicidou-se
Publicado a
Atualizado a

Um homem armado disparou indiscriminadamente contra os fiéis que se encontravam no interior da catedral de Campinas, durante a missa, fazendo cinco vítimas mortais.

Segundo os bombeiros, cinco pessoas morreram (todos homens) e quatro ficaram feridas. Entre as vítimas mortais conta-se o próprio atirador, que se suicidou em frente ao altar, segundo a Globo.

O major Paulo Monteiro, do Corpo de Bombeiros, declarou no local que ainda não se conheça a motivação do crime. Segundo a Globo, estava a decorrer uma missa, que tinha começado pelas 12.15 e o homem entrou armado na Catedral cerca das 13.00. O indivíduo, não identificado, esperou pelo fim da celebração, sentado num dos bancos, quando começou a disparar.

Os mortos não foram identificados e a motivação do crime está a ser investigada pela polícia. Segundo as autoridades, o atirador "executou um plano que tinha na cabeça".

De acordo com o delegado do 1º Distrito Policial, Hamilton Caviola Filho, que viu imagens do circuito de segurança dentro da igreja no momento da ação, estima-se que terão sido disparados pelo menos 20 disparos.

"Ele sentou-se a uns dez metros para a frente da porta. Ele não entrou a disparar, primeiro ele sentou-se num banco", afirmou, acrescentando que as três pessoas sentadas atrás dele foram as primeiras a serem atingidas.

"Ele usou uma arma, mas estava com duas. A motivação só vamos saber quando se identificar, para se saber o histórico dele. Eu estou a reportar às imagens. Ele [atirador] parou, pensou e executou o plano que tinha na cabeça [...] Ele matou-se, mas o polícia deve ter acertado um tiro nele porque tinha um tiro nas costelas. Depois desse tiro ele caiu e matou-se", descreveu o delegado.

O ataque calculado afetou, maioritariamente, "idosos e pessoas inocentes", afirmaram fontes da polícia brasileira à imprensa.

"A maioria idosos, pessoas inocentes, e ele [suspeito] acabou a disparar contra todas essas pessoas. A cena é desesperante, uma tragédia muito grande", declarou aos jornalistas Alexandre Moraes, guarda municipal.

Os bombeiros informaram que os sobreviventes necessitam de intervenções cirúrgicas, para remover os projéteis que acabaram por atingir partes vitais.

Através de um comunicado, a arquidiocese de Campinas informou que a catedral está fechada para o atendimento às vítimas e para a investigação da polícia: "Ainda não temos detalhes, tendo em vista que as autoridades estão no local para as devidas providências. Assim que tivermos informações seguras e precisas, enviaremos o boletim da Arquidiocese (...) Contamos com as orações de todos neste momento de profunda dor", acrescentou.

[notícia atualizada às 19.50, com informação das vítimas, da polícia e da arquidiocese]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt