Volta a Espanha. O herói do dia foi o belga Tiesj Benoot e chegou em 163.º
Tiesj Benoot não venceu qualquer etapa na 73.ª edição da Volta a Espanha em bicicleta, mas foi a grande figura na largada da oitava etapa, este sábado, em Linares. O ciclista espanhol da Lotto-Soudal sofreu uma queda aparatosa na etapa de sexta feira a 17 quilómetros da meta e sofreu um golpe profundo numa perna.
Algo tão profundo e tão feio que o próprio ciclista o revelou nas redes sociais quando chegou à meta. Uma imagem impressionante, que correu mundo, e ameaçava traçar o destino do ciclista na Vuleta. Mas não só Tiesj Benoot não desistiu como se apresentou à largada bo dia a seguir e concluiu a oitava etapa.
O ciclista da Lotto-Soudal foi 163.º , terminando a etapa atrás do português José Mendes (162) a mais de seis horas do vencedor da etapa: Alejandro Valverde.
Alejandro Valverde (Movistar) vence pela segunda vez uma etapa na 73.ª edição da Volta a Espanha em bicicleta, ao bater ao sprint o eslovaco Peter Sagan (BORA-hansgrohe) na oitava etapa. O espanhol, que já tinha triunfado no segundo dia e é segundo na geral, cumpriu os 195,1 quilómetros entre Linares e Almadén em 4:35.54 horas, batendo Sagan, tricampeão mundial e favorito na etapa, e o holandês Danny van Poppel (LottoNL-Jumbo), terceiro.
A tirada deste sábado foi animada por uma fuga de três elementos, entre eles o português Tiago Machado (Katusha Alpecin), que foi o último a ceder a posição na frente da corrida, já a menos de seis quilómetros da meta. O dia ficou ainda marcado pelo primeiro abandono desta edição, no caso o holandês Maurits Lammertink (Katusha Alpecin). É a primeira vez, desde 1996, que uma das três grande voltas (Tour, Giro e Vuelta) regista sete etapas sem desistências.
José Mendes (Burgos-BH) é agora o português mais bem posicionado na geral, subindo ao 67.º lugar depois de cortar a meta em 98.º, enquanto Tiago Machado caiu para 70.º depois do esforço da fuga o fazer perder mais de seis minutos. Em 77.º segue Nelson Oliveira (Movistar), hoje 109.º, enquanto José Gonçalves (Katusha Alpecin) cortou a meta em 162.º e é 114.º à geral.
No domingo, Rudy Molard defende a liderança da classificação geral na mais dura das etapas da primeira semana, uma ligação de 200,8 quilómetros entre Talavera de la Reina e La Covatilla com quatro contagens de montanha e chegada em alto.