"The Rock", o maior diamante branco do mundo, é leiloado por 17,81 milhões de euros

O diamante foi extraído de uma mina na África do Sul no início dos anos 2000 e foi exibido no Dubai, em Taipei e em Nova Iorque antes de chegar a Genebra para o leilão.
Publicado a
Atualizado a

"The Rock", o maior diamante branco alguma vez vendido em leilão, foi leiloado esta quarta-feira em Genebra por 18,6 milhões de francos suíços, o equivalente a 17,81 milhões de euros.

O diamante foi leiloado em apenas alguns minutos, numa sala que estava completamente lotada devido às grandes expectativas que esta pedra suscitou. No entanto, o preço da venda ficou longe dos recordes da sua categoria.

A pedra de 228,31 quilates, maior que uma bola de golfe, é "um diamante em forma de pêra verdadeiramente excecional", disse Max Fawcett, chefe do departamento de joias da casa de leilões Christie's em Genebra. "É o maior diamante branco já oferecido em leilão", disse à AFP.

"The Rock" pertencia a um cidadão da América do Norte cujo nome permanece anónimo.

"É perfeitamente simétrico e está estimado entre 19 a 28 milhões de euros (20 a 30 milhões de dólares), e espero que haja fogo de artíficio" no leilão, disse Fawcett.

O especialista disse que há apenas um punhado de diamantes de tamanho e qualidade semelhantes ao "The Rock". O recorde da Christie's para um diamante branco semelhante é de 31,9 milhões de euros (33,7 milhões de dólares), adquirido em Genebra em 2017 por uma joia de 163,41 quilates.

O diamante foi extraído de uma mina na África do Sul no início dos anos 2000 e foi exibido no Dubai, em Taipei e em Nova Iorque. Mais tarde, foi vendido pela Christie's como parte de uma venda direta a um colecionador particular, antes de chegar a Genebra para o leilão.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt