The National regressam no Super Bock Super Rock
O primeiro cabeça de cartaz da próxima edição do Super Bock Super Rock são os The National, uma das bandas mais populares do universo indie-rock.Apesar de serem presença regular em Portugal - com esta serão 13 as visitas a palcos nacionais -, a banda norte-americana é um verdadeiro fenómeno de popularidade em Portugal, que sempre os recebe de braços abertos e em total euforia, como mais uma vez aconteceu o ano passado, no festival Primavera Sound do Porto, onde mais uma vez tiveram estatuto de cabeças de cartaz. O grupo composto por Matt Berninger Aaron Dessner, Bryce Dessner, Bryan Devendorf e Scott Devendorf irá assim atuar no primeiro dia do festival, a 14 de julho, no palco do Super Bock instalado na Meo Arena.
Com seis álbuns editados em 15 anos de carreira, os The National vão apresentar-se em Portugal ainda sem disco novo, mas já a tocar algumas das músicas a incluir no novo trabalho, conforme revelou o vocalista Matt Berninger em entrevista ao site Pitchfork. O plano passa assim por apresentar algumas das músicas novas, que o músico já apelidou de "fantásticas", na digressão do próximo ano, tendo o disco, ainda sem título, edição prevista apenas lá mais para o fim de 2016 ou mesmo no início de 2017.
[youtube:cgRsYkKb1eI]
A par dos The National, foi também ontem conhecido outro dos nomes presentes no primeiro dia de festival, mas neste caso para atuar no palco EDP, que em 2015 esteve situado por baixo da pala do Pavilhão de Portugal. Será o também norte-americano Kurt Vile, que ainda a semana passada passou por Lisboa.
Fundador, com Adam Granduciel, dos The War On Drugs, com quem trabalhou apenas no álbum de estreia, foi no entanto em nome próprio que este músico da Pensilvânia se tornou num fenómeno de culto. Em especial depois da edição de Wakin on a Pretty Daze (2013) e já este ano com B"lieve I"m Goin Down, unanimemente considerado um dos melhores discos de 2016, no qual elevou aos píncaros a sua leitura muito própria da folk norte-americana, seguindo a tradição de nomes como de Bruce Springsteen, Neil Young ou Tom Petty, dos quais se assume como um descendente direto.
[youtube:yq5sb6_W4LU]
Música mais perto do rio
O próximo Super Bock Super Rock realiza-se entre os dias 14 e 16 de Julho de 2016, no Parque das Nações, em Lisboa, para onde se mudou o ano passado, naquela que foi uma das edições mais concorridas de sempre deste festival. Segundo revelou na altura ao DN o homem forte da Música no Coração, Luís Montez, o objetivo, para 2016, "é alargar o recinto para mais junto do rio", repetindo assim a o sucesso da edição comemorativa dos 20 anos, com três dias de música à beira-rio. O passe de 3 dias e os bilhetes diários estão já à venda, a 95 e 50 euros, respetivamente, mas até ao Natal estará também disponível um Fã Pack em edição limitada para os três dias de Festival, com preço promocional de 80 euros, que inclui uma t-shirt oficial e 20 packs premiados com acesso à zona de convidados.