Tesla recolhe quase 500 mil carros por problemas que aumentam o risco de acidente
A Tesla decidiu recolher quase 500 mil veículos elétricos devido a problemas com a bagageira que aumentam o risco de acidentes, de acordo com um regulador de segurança norte-americano.
A empresa de automóveis elétricos de Elon Musk está a proceder a duas recolhas separadas para resolver os problemas que podem desativar a câmara traseira ou fazer com que o capô abra inesperadamente. A empresa irá informar os proprietários e compromete-se a resolver o problema de forma gratuita.
A Tesla notificou os reguladores a 21 de dezembro e a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) reconheceu formalmente o problema nesta quarta-feira.
A maior recolha abrange mais de 355 mil veículos Modelo 3 nos quais abrir e fechar repetidamente a bagageira pode danificar um cabo da câmara traseira do veículo.
"A indisponibilidade do visor da câmara traseira pode afetar a visão traseira do motorista e aumentar o risco de uma colisão", refere o relatório de recolha da NHTSA.
A Tesla estimou que apenas um por cento dos veículos do Modelo 3 alvo de recolha apresentam este problema, e a empresa de Musk não tem conhecimento de acidentes ou feridos na sequência desta situação, disse a NHTSA.
A outra recolha envolve cerca de 120 000 veículos Modelo S que apresentam um problema no capô, que poderá não fechar completamente. Estima-se que 14% dos veículos recolhidos tenham este problema, que poderá levar a uma abertura do capô "sem aviso" e "obstruir a visibilidade do motorista, aumentando o risco de um acidente", disse a NHTSA. Tesla não tem conhecimento de acidentes ou feridos devido a este problema.
A empresa deve enviar cartas aos proprietários no dia 18 de fevereiro e reembolsar aqueles que já pagaram para resolver o problema.