Terramoto de 7,9 abala Indonésia. Alertas de tsunami cancelados

Os primeiros relatos indicam que o sismo fez "alguns mortos", mas ainda há pouca informação
Publicado a
Atualizado a

Um forte sismo de magnitude 7,9 abalou esta quarta-feira a ilha indonésia de Samatra, às 12:49 (UTC). Os primeiros relatos indicavam que o sismo tinha feito "alguns mortos", segundo o chefe de operações da agência nacional de emergência e socorro, Heronimus Guru, mas não se chegaram a confirmar.

Há, no entanto, boas notícias: os alertas de tsunami para as regiões oeste e norte de Samatra e para Aceh - uma área atingida em cheio pelo tsunami de 2004 - já foram cancelados. Também a Austrália emitiu um alerta de tsunami para partes da costa ocidental, que já foi cancelado.

Andi Eka Sakya, da agência meteorológica indonésia, disse que o sismo não foi sentido em algumas partes de Samatra. "Em Bengkulu (na costa sudoeste) não o sentiram de todo." Também o presidente Joko Widodo, que está no norte da ilha de Samatra, não sentiu o abalo, segundo as autoridades.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês), o epicentro localizou-se 808 quilómetros a sudoeste de Padang e a uma profundidade de 10 km, sendo considerado um sismo superficial (até 60 km de profundidade). O USGS começou por falar num sismo de magnitude 8,2 mas depois baixou para 7,9.

A Indonésia fica no chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma região de grande atividade sísmica e, consequentemente, de grande risco sísmico e vulcânico. O sismo e tsunami de 2004 mataram 126 mil pessoas em Aceh.

[artigo:1507435]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt