Terminal de Leixões vence prémio da ArchDaily

Da autoria de Luís Pedro Silva, o projeto venceu na categoria Arquitetura Pública, uma das 14 em que se divide o galardões anuais atribuídos pela ArchDaily
Publicado a
Atualizado a

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, da autoria de Luís Pedro Silva, já vencedor do prémio o prémio internacional de arquitetura e design da "AZAwards", venceu hoje na categoria Arquitetura Pública o prémio de Edifífio do Ano 2017, promovido pela plataforma internacional Archdaily, dedicada à arquitetura contemporânea.

De entre as 14 categorias em que se divide este galardão internacional, havia outros três projetos portugueses selecionados: Casa Cabo de Vila, da autoria do ateliê de arquitetura Spaceworkers (categoria "Casas"), a SH House de Paulo Martins, em Sever do Vouga (Reabilitação), e o projeto The Dovecote da autoria de AZO - Sequeira Arquitetos Associados, em Soutelo, ("Arquitetura de Pequena Escala").

Do universo inicial de 3 mil projetos estava cerca de uma centena assinada por arquitetos portugueses na corrida ao galardão e os finalistas foram escolhidos por votação do público no sítio online da Archdaily,.

Na edição do ano passado, foram três os projetos portugueses distinguidos: Cella Bar, na Madalena (Pico), Casa de Guimarães e a Cozinha Comunitária das Terras da Costa da Caparica vencem votação da ArchDaily.

[artigo:5021981]

Os projetos finalistas são escolhidos por cada uma das 14 categorias, que abrangem áreas como desporto, cultura, hotelaria, casas, reabilitação, escritórios e espaços comerciais.

Fundada em 2008, a Archdaily é uma plataforma 'online' de informação e divulgação da arquitetura, com base em Nova Iorque, que contabiliza 350 mil visitas diárias e atribui anualmente este prémio a projetos que se destacam pela inovação espacial, social, material e técnica.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt