Teresa Portela conquista bronze na Taça do Mundo

Teresa Portela conquistou este sábado a medalha de bronze na prova de K1 500 metros da III Taça do Mundo de velocidade em canoagem, que decorre em Szeged, na Hungria. A canoísta do Benfica, vice-campeã da Europa em K1 200 em 2013, compete hoje na final de C1 200.
Publicado a
Atualizado a

Na final, a canoísta do Benfica terminou com o tempo de 1.56,319 minutos, ficando a quase três segundos da vencedora, a húngara Danuta Kozak, campeã olímpica e mundial da distância, que concluiu a prova em 1.53,433, à frente da austríaca Yvonne Schuring (1.55,605).

"Estive algum tempo fora de competição, por isso é para mim muito importante estar nestas finais das Taças do Mundo a discutir as medalhas", começa por explicar ao DN a canoísta portuguesa, que compete domingo na final de C1 200.

Kozak e Schuring já tinham as posições definidas aos 250 metros, enquanto Teresa Portela fez uma regata de trás para a frente, chegando ao terceiro lugar depois de ter passado em quinto a meio.

"Todas as participantes na final estiveram bastante competitivas. Por isso nem todas conseguem assegurar um lugar entre as finalistas.Por isso dá-me muita confiança este resultado tendo em conta que estão muitas das melhores do mundo", acrescenta.

"Esta época tem sido diferente. Até abril tenho treinado e competido forma das equipas. Tenho-me concentrado mais em provas individuais", explica a atleta para de seguida assegurar que as opções entre competir em individual ou equipa "não tem a ver com compatibilidade competitiva mas sim com o desgaste que as competições de K1 exigem com as qualificações"

Todavia a atleta compreende as opções federativas em querer ter equipas a competir por medalhas como o K2."Vamos conversar depois das taças do Mundo e procurar definir objectivos que sejam aceitáveis e realizáveis par atletas, equipas e federação", assume a atleta de Esposende.

Quanto à final de domingo do C1 200 metros, Teresa Portela admite que "tudo pode acontecer" tendo em conta a distância da prova. "Há uma diferença pequena entre as finalistas. Também é preciso sorte. Vamos ver como recupero e para amanhã mas lá estarei a lutar", conclui.

Na final B de C1 1.000 metros, José Lima de Sousa não foi além do oitavo lugar, concluindo em 4.31,006 minutos, numa prova ganha pelo francês Mathieu Goubel, em 4.14,986. No domingo, disputa a final B de C1 500.

Foi ainda alcançada a final A com Hélder Silva em C1 nos 200 metros. Finais que se realizam domingo de manha com transmissão em direto na Eurosport.

José Lima de Sousa em C1 1000 metros disputou hoje a final B, tendo sido oitavo. Amanha o atleta compete em C1 500 metros, também na Final.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt