Terceiro suspeito do tiroteio na Ameixoeira detido em Ponte de Lima
O terceiro suspeito do tiroteio no bairro da Ameixoeira, em Lisboa, foi detido pela Polícia Judiciária em Ponte de Lima, no norte do país, confirmou fonte da PJ ao DN. O suspeito tem 26 anos e está indiciado por "fortes indícios da prática de crimes de homicídio na forma tentada, participação em rixa e detenção de arma proibida".
Segundo comunicado da PJ, o detido "tinha-se posto em fuga" após os factos, vindo agora, depois de várias diligências da Judiciária em colaboração com a PSP de Viana do Castelo, a ser localizado e detido no concelho de Ponte de Lima.
Na segunda-feira, dia 4, tinham sido já detidos dois suspeitos do tiroteio que, no dia 29 de março, fez cinco feridos na Ameixoeira, entre eles três polícias. Um dos detidos, um homem de 42 anos, ficou em prisão preventiva, tendo o outro, de 24 anos - sobrinho do mais velho - saído em liberdade, com obrigação de apresentações semanais na esquadra da residência.
Os feridos, com idades entre os 30 e 42 anos, foram transportados para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Na origem do tiroteio terão estado conflitos antigos mantidos entre famílias do bairro da Alta de Lisboa.
No dia 1 de abril, seis pessoas foram detidas na Ameixoeira e 13 mandados foram executados no âmbito de uma operação da PSP que envolveu mais de 150 operacionais e foi feita sob a coordenação direta do Ministério Público, visando situações de criminalidade violenta ou organizada, em especial que envolvesse utilização de armas.
A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) anunciou entretanto a abertura de um inquérito para apurar "todos os factos" relacionados com o tiroteio ocorrido no bairro da Ameixoeira.