Terceiro ciclo de inaugurações simultâneas em Miguel Bombarda no Porto

O quarteirão de Miguel Bombarda, no Porto, recebe no sábado o terceiro de seis ciclos de inaugurações simultâneas de galerias de arte contemporânea em 2017, ano que marca o 10º aniversário da iniciativa.
Publicado a
Atualizado a

No ciclo participam, ao todo, 18 galerias espalhadas pelas ruas de Miguel Bombarda, D. Manuel II e Rosário, com mostras individuais e coletivas que vão da pintura à escultura, das artes plásticas às instalações.

O evento, organizado pela associação Bombarda Art District em parceria com a Câmara Municipal do Porto, junta a apresentação simultânea de novas exposições nas várias galerias da zona a visitas guiadas, performances e oficinas.

A O! Galeria expõe L'Orchestre, da ilustradora francesa Chloé Perarnau, enquanto a Galeria Trindade acolhe Castelos no Ar, a partir da obra colaborativa da pintora húngara Brigitte Szenczi e o espanhol Juan António Mañas, e a São Mamede apresenta obras do pintor António Cardoso.

A instalação Tempo Negro, de João Carlos Pereira, é a aposta da Galeria Serpente, enquanto a Galeria Presença mostra É por isso que me lembrei do passado, por ter medo do futuro?, do lisboeta Vasco Araújo, e a Quadrado Azul apresenta Bornal, de Isabel Ribeiro.

As galerias Rui Alberto, Artes Solar de Santo António, Simbolo e João Lagoa apresentam exposições coletivas, enquanto a REM Espaço Arte apresenta Neutra, dos artistas urbanos portuenses Godmess, Hazul e Mr. Dheo, com a Múrias Centeno a acolher uma mostra do artista plástico alemão Henning Strassburger.

O programa de sábado inclui ainda um conjunto de visitas guiadas por algumas das galerias, a cargo de alunos da Escola Superior de Educação do Porto, bem como a realização de uma oficina de impressões, a cargo da Chapa Azul e da Cooperativa Árvore.

O projeto The Fractal Body, uma combinação de "dança minimal, performance e teatro físico" que conta com direção artística de Paulina Almeida, continua com a terceira de seis apresentações, Push and Pull, e prolonga-se em cada um dos ciclos de inaugurações de 2017.

As datas dos restantes três ciclos de apresentação simultânea de novas exposições já estão marcadas: 17 de junho, 23 de setembro e 11 de novembro, sempre a partir das 16:00.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt