Terceira edição do Prémio Paula Rego recebe candidaturas até 19 outubro
De acordo com a FBAUL, a terceira edição do Prémio Paula Rego é a última do conjunto de três edições dedicadas exclusivamente aos alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Na primeira edição, em 2016, a obra escolhida pela pintora Paula Rego para integrar a sua coleção pessoal foi "O Presente/the Gift", de Margarida Lestra Salvador.
Nicoleta Sandulescu foi a vencedora da segunda edição do Prémio Paula Rego, com a obra "Comeste? Sim, Mãe".
Podem concorrer a este prémio todos os alunos inscritos nos cursos do 1.° e 2.° ciclos da FBAUL, têm de ter matrícula válida à data da candidatura (ano letivo 2018/19 ou ano letivo 2017/18) e de ter completado o ciclo de estudos.
A submissão da obra original a concurso é feita 'online' até ao dia 19 de outubro de 2018, mediante uma fotografia, e o preenchimento completo da ficha de inscrição.
No ano passado, ao prémio, no valor de mil euros, apresentaram-se 85 candidatos, e as 37 obras escolhidas por Paula Rego numa primeira seleção, foram expostas na Casa das Histórias, até 08 de janeiro deste ano.
Nesta segunda edição, a pintora destacou mais cinco obras de que gostou especialmente: "A aula de natação", de Maria Inês Alves, "Mrs May's dream", de Mariana Tilly, "Gira-sol", de Beatriz Fernandes, "Já estive aí", de Catalina Sandulescu, e "O Caçador", de Sara Tristão.
Este desafio do prémio foi lançado pela artista plástica portuguesa, radicada em Londres, aos jovens alunos de Belas-Artes, para os incentivar a criar um desenho que conte uma história.