Terapeuta que prometia curar homossexuais assume que é gay
Um terapeuta mórmon de Utah, nos Estados Unidos, que prometia curar homossexuais através de "terapias de reconversão sexual", assumiu-se gay, segundo o jornal Independent.
Dadvid Matheson disse que não conseguia continuar o seu casamento de 34 anos e revelou a sua sexualidade numa publicação no Facebook depois de outro colega ter afirmando que ele estava cansado de levar uma vida solitária e que iria procurar um parceiro do sexo masculino. Apesar da confissão, afirma que não está a renunciar à sua profissão.
"Tive atrações por homens. Na maior parte do tempo, estas estavam escondidas no fundo. Mas outras vezes eram muito intensas e levavam a dor e a luta no meu casamento", escreveu na rede social.
"Também percebi que estar numa relação intima com um homem já não era algo que queria evitar. Tornou-se uma necessidade não negociável", diz. Embora também admita que mesmo assim ainda dá por si a ter atitudes homofóbicas e culpa o sistema em que foi criado na sua igreja por isso.
Nos Estados Unidos, é proibido fazer "reconversão sexual" a menores de idade em quinze estados. O mais recente a aderir a esta proibição foi Nova Iorque, este mês. De acordo com o Instituto Williams, cerca de 700 mil adultos LGBTQ fizeram em algum momento da sua vida esta suposta terapia.